X

o que você procura?

OUTUBRO - 2016 


01 de outubro (sábado), às 15h00
Bingana
Essa oficina tem como matéria-prima a palavra. Os participantes são convidados a conhecer, aprender, brincar e refletir sobre provérbios apresentados em três línguas: português, quicongo e lingala ( as duas últimas são línguas faladas na República Democrática do Congo). 

A será realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Público-alvo: infantil (as crianças devem estar acompanhadas pelo responsável). 

08 de outubro (sábado), às 15h00
Kotambola ya bana (caminho das crianças)
Nesta visita as crianças vivenciarão o espaço do museu por meio de experiências corpóreas, sonoras e táteis, como contações de histórias, músicas, brincadeiras e danças trazidas do Congo. Ao longo da atividade propomos apontar como algumas de nossas brincadeiras, festas, danças e histórias foram reinventadas pelos africanos e seus descendentes no Brasil, atuando como formas de resistência aos processos desumanos de escravização. Tendo em vista as facetas do racismo na infância, buscaremos enfatizar os processos de valorização da identidade negra com as crianças. 

A será realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Público-alvo: infantil, as crianças devem estar acompanhadas por responsável. 

Todo domingo de 9 a 30 de outubro de 2016 às 14:00
Visitas para grupos espontâneos 
Neste domingo as visitas atenderão ao público espontâneo e terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afrobrasileira.   

As visitas são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Neste dia, o Museu Afro Brasil é pago, clique aqui pra valores dos ingressos e política de gratuidade.

15 de outubro (sábado), às 15h00
Oficina “Bumba, meu boi!” 
A oficina “Bumba, meu Boi!” tem como objetivo aproximar os visitantes do processo artístico e do imaginário coletivo presente nos folguedos do Bumba-meu-boi, um dos mais tradicionais do Brasil, a partir da confecção e ornamentação de um “couro” de boi.  

A oficina será realizada com no mínimo 5 e, no máximo, 15 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Público-alvo: infanto-juvenil, a partir de 7 anos. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável. Atividade gratuita.

22 de outubro (sábado), às 13h00
Encontro com Educadores e Professores: Literatura e Resistência
Neste encontro os participantes serão convidados a refletir sobre o papel da literatura na construção do imaginário, da identidade e da memória. A partir do diálogo entre obras e textos expostos no espaço museal serão discutidos aspectos estéticos e políticos implicados nas diferentes formas de representar o outro e o mundo.  Durante o encontro serão analisadas algumas produções literárias – de autores africanos e afro-brasileiros –  que permitem perceber a  oralidade e a escrita como formas fundamentais de resistência. 

O evento, com duração de 4h30 será certificado e  realizada com, no mínimo, 5 participantes.
Público-alvo: educadores, professores. 

14h00
Abayomi
Nesta oficina os participantes serão convidados a construir as abayomis e conhecer as histórias dessas bonecas. Durante a vivência serão propostas reflexões sobre a identidade afro-brasileira, racismo, preconceito e herança cultural, a partir da experiência estética criativa e lúdica da construção de bonecas.

A oficina será realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Público-alvo: infanto-juvenil. As crianças devem estar acompanhadas por responsável. 

29 de outubro (sábado), às 11h00
Aos Pés do Baobá
Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. 


12h00
Nsaka Za Bana (jogos infantis congoleses)
A partir de uma breve visita ao museu e tomando como ponto de partida a localização geográfica, aspectos históricos e linguísticos do Congo, os educadores conduzirão discussões sobre o poder da palavra. Em seguida, os participantes serão convidados a conhecer e brincar com palavras e textos curtos em Lingala e Kikongo e a experimentar movimentos corporais articulados a cantigas congolesas.

A atividade de mediação de história mais a oficina serão realizadas com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Público-alvo: infantil, as crianças devem estar acompanhadas por responsável. 

14h30
Encontro Marcado - contexturas negras 
Em parceria com a Ciclo Contínuo Editorial, o Museu Afro Brasil recebe o jornalista e escritor Oswaldo de Camargo para uma palestra e lançamento do livro de sua autoria Lino Guedes – seu tempo e seu perfil. Durante o evento, será realizado um recital de poemas e haverá sessão de autógrafos.

Público-alvo: aberto a todas as idades, as crianças devem estar acompanhadas por responsável
SEARCH

The museum is opened from Tuesday to Sunday from 10 am to 5 pm extending until 6pm. On the last Tuesday of each month, the museum is opened until 9pm.


The museum is open all year, except on:

  • December 24th and 25th
  • December 31st
  • January 1st