Museu Afro Brasil abre mostra: As Fotografias do Vale do Rio Omo

22 de março de 2013
Quem é o artista?  O fotógrafo Hans Silvester.

O que vai ter na exposição? Naturalismo de povos da região do vale do rio Omo é o objeto do fotógrafo Hans Silvester na série em cartaz no Museu Afro Brasil. Ele também ministrará, no Museu, palestra sobre seu processo de criação.

A instituição é conceituada? O Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura, é um espaço de preservação e celebração da cultura, memória e da história do Brasil na perspectiva negro africana, assim como a difusão das artes clássicas e contemporâneas, populares e eruditas, nacionais e internacionais.

Quando?  25 de maio à 25 de agosto de 2013.

Abertura? 25 de maio às 13h.

Interessado pelas artes corporais, o fotógrafo alemão Hans Silvester (1938) encontrou, na fronteira da Etiópia, Quênia e atual Sudão do Sul, ao longo do vale do rio Omo, inspiração e matéria-prima perfeitas para seu trabalho. Nessa região da África, onde povos vivem no mais profundo contato com a natureza, os povos Surma e Mursi conservaram grande parte de sua rica cultura e tradições históricas, graças a condições geográficas favoráveis que os protegem de influências exteriores. Foi neste local raro do globo que Hans desenvolveu uma série fotográfica mostrando alguns modelos nativos em poses de um naturalismo intenso. As fotos serão exibidas na mostra As Fotografias do vale do Rio Omo, que abre no dia 25 de maio, no Museu Afro Brasil, uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura.

Antes da abertura da exposição (às 13h), o fotógrafo participará do projeto Encontro com o Artista, iniciativa do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. Hans falará sobre a sua trajetória, suas viagens para o vale do Rio Omo e seu processo de criação. O Encontro será no auditório Ruth de Souza, às 11h, no piso superior do Museu Afro Brasil.

Um dos principais enfoques das fotografias da mostra, tal como foi explicado pelo próprio Hans Silvester, está a noção do “corpo como paisagem”. “O corpo é visto quase como uma peça do território, com pele e carne substituindo pedras, cerâmicas e tecidos típicos de outras culturas.” (SILVESTER,H. Natural Fashion – Tribal Decoration From Africa. New York: Thames & Hudson, 2010 p.03).

As Fotografias do vale do Rio Omocoloca luz sobre o modo de vida de povos que são quase inteiramente desconhecidos fora da África. A exposição também traz à tona discussões internacionais a respeito de alguns dos conceitos polêmicos e fundamentais que cruzam os distintos universos da antropologia com a arte da fotografia.

Museu Afro Brasil abre mostra: As Fotografias do Vale do Rio Omo
Museu Afro Brasil - São Paulo (SP)
Parque do Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 10.
Este evento vai do dia 25/05/2013 ao dia 25/08/2013, mas apenas Domingo, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
Preço: Gratuito