Nova exposição “Varanda do Museu”

09 de julho de 2013
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, convida o público para um momento de deleite em sua varanda, com a exposição “Varanda do Museu”, que pode ser visitada a partir de sábado, dia 10 de agosto.
Com curadoria de Judith Pottecher, a mostra tem como celebrar e promover a convivialidade cidadã, além de demonstrar o papel do design na criação de espaços e equipamentos urbanos, oferecendo-lhes qualidades e referências culturais em diapasão com o momento atual.O espaço de uma varanda tem valor de símbolo ao materializar apropriadamente uma área de convivênciatão presente e representativa da cultura de viver e morar brasileira. Essa varanda adquire uma dimensão ainda maior graças à sua implantação excepcional, pois está inserida em um dos espaços mais importantes de convívio democrático, o Parque Ibirapuera, e de cultura, o Museu Afro Brasil - uma instituição de peso que acolhe todas as formas de expressão e criatividade.

O projeto foi apresentado durante o evento Design Weekend, que celebra as diversas formas de manifestaçãodo design. O Museu Afro Brasil, como agente promotor das artes e dos movimentos culturais do nosso tempo, será uma “Casa” de excelência a ser habitada pelopúblico.

Sobre o projeto

É sob o ângulo das referências culturais, no processo da criação em geral e do design de objetos em particular que essa exposição ganhou forma.

Sua materialização eficaz e vibrante insere o objeto como produto identitário dinâmico e contemporâneo. Um testemunho por excelência da importância do fato cultural. Aquele que distingue e ao mesmo tempo une os diferentes povos, criando pontes, estabelecendo diálogos, permitindo uma abertura e uma percepção fundamental na comunicação entre nossas sociedades.

A idealização da “Varanda do Museu” se vale das simbologias, tanto espacial - a varanda, quanto inspiracional, ao se referir e explorar o universo mitológico afro-brasileiro. Explorá-lo e materializá-lo ao se apropriar das formas, cores e signos do guardião das cidades, das casas, dos “templos” de culto, do Axé, simbolizado por Exu.

Exu é o movimento, a palavra Èșù em yorubá significa “esfera”. É essa busca incessante de evolução, de dinamismo e de transformação permanente que tão apropriadamente simboliza os processos criativos e as conquistas civilizatórias.

Exu é o comunicador por excelência. Incorporá-lo, ou melhor, fazê-lo tomar forma, manipular suas simbologias no campo de experimentos formais, produz um resultado dos mais contundentes. Contribuir a essa dinâmica de entendimento e de aquisição de conhecimento, provocando uma reflexão, instigando um diálogo, derrubando preconceitos ou falsos “mitos”, visando construir alicerces para uma sociedade plural, apta a valorizar seus legados culturais.

Especialmente criadas pelo designer Rodrigo Almeida, quatro peças compõem o conjunto da exposição. A partir de cilindros e telas em aço inox, ele trama fios e cordas, insere miçangas e couro. Transita pelo universo de referências e cria poltronas, banco e luminária. As representações simbólicas onipresentes revelam e reinterpretam as ambivalências e oposições tão características do orixá Exu. A sensualidade das formas e das suas associações, dos materiais e detalhes se declinam ora em peças complexas, ricas, como verdadeiros elementos de aparato. Carregadas e excessivas. Ora depuradas ao extremo, mas nem por isso menos representativas. Ao contrário, é desnudando de seus códigos ornamentais que se alcança a síntese e a representação mais intensa de sua essência. Dualidade, ambiguidade, leveza e aparato, jogo de oposições, é esse território que tão bem traduz a simbologia do mais humano dos orixás, aquele “...que tem as qualidades dos seus defeitos”, como descrever o escritor Pierre Verger na obra “Orixás”.

Serviço:
Exposição Varanda do Museu – Mobiliário de Rodrigo Almeida