Museu Afro Brasil celebra Dia da Consciência Negra com espetáculos e exposição “A Nova Mão Afro-Brasileira”

18 de outubro de 2013
Em 20 de novembro, no Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil celebra os 25 anos da exposição e do lançamento do livro “A Mão Afro-Brasileira – Significado da Contribuição Artística e Histórica”. O museu realiza ainda um encontro com os artistas convidados para a exposição “A Nova Mão Afro-Brasileira”, um show do sambista baiano Riachão e uma apresentação do Maracatu Bloco de Pedra.

Confira a programação completa.

Museu Afro Brasil, Parque Ibirapuera - 20 de novembro de 2013

11h - Teatro Ruth de Souza
Encontro e Debate com os artistas convidados para a exposição A Nova Mão Afro-Brasileira

Advânio Lessa, Anderson Santos, Arjan Martins, Ayrson Heráclito, Claudinei Roberto, Eustáquio Neves, Heberth Sobral, Izidorio Cavalcanti, Lippe, Marcos Dutra, Moisés Patrício, Pedro Marighella, Renato Matos, Rener Rama e Sônia Gomes.

13h30 - Teatro Ruth de Souza
RIACHÃO E SUA MÚSICA
Riachão, 92 anos, cantor e compositor baiano, nasceu em Salvador. É um dos mais importantes e populares sambistas da Bahia, autor de grandes composições da música brasileira, como “Vá morar com o Diabo”, gravada por Cássia Eller, e “Cada macaco no seu galho”, gravada por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

14h - Abertura da Exposição
A Nova Mão Afro-Brasileira
Homenagem à 1ª edição do livro “A Mão Afro-Brasileira”, com salas especiais e retrospectivas com obras de artistas dos séculos XVIII e XIX, modernos e contemporâneos. O livro foi lançado durante exposição homônima no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1988, o ano do Centenário da Abolição da Escravatura.

Coquetel
Batidas e licores, acarajés e abarás.

Zirig Dum do Além
Performance de Renato Matos

14h30 - Apresentação do Maracatu Bloco de Pedra
Homenagem ao professor Ary de Rezende (1940 – 2012), ex-diretor da E.E. Prof. Antônio Alves Cruz, presidente da Associação Fênix para o Desenvolvimento da Educação e Cultura e ex-conselheiro do Museu Afro Brasil.

16h - Teatro Ruth de Souza
Apresentação do filme Hereros – Angola, de Sérgio Guerra.

Museu Afro Brasil