Oficinas de arte estão entre as ações do projeto "A Journey through the African Diaspora"

21 de janeiro de 2014
  Desde o mês de novembro, o Museu Afro Brasil tem recebido semanalmente o grupo de alunos da EMEFM Vereador Antonio Sampaio, escola parceira no projeto de intercâmbio A Journey through the African Diaspora. Conduzidos pelo artista plástico Claudinei Roberto, que integra a equipe responsável pelo projeto, os adolescentes fazem visitas aos Núcleos da exposição de longa duração do Museu, estudam  obras, biografias, percursos e técnicas presentes nas produções de artistas como Estevão Silva, Tiago Gualberto, Rosana Paulino, dentre outros.
Aliado a esse mergulho no acervo expositivo, os jovens também assistem e discutem filmes que abordam os processos de escravização de africanos, as estratégias de segregação,  lutas,  resistências e movimentos de emancipação de afro-americanos e afro-brasileiros.
“A exibição do filme (Tempo de Glória) permitiu aos alunos uma aproximação 12interessante com a história da luta dos afro-americanos e como ela influenciou e foi influenciada pela história dos EUA. A sultar comparação com os processos de emancipação dos afro-americanos e afro-brasileiros foi inevitável como também foi inevitável...”, afirma Claudinei Roberto.
Tendo como referência as reflexões proporcionadas por essas práticas, os 12 alunos tem realizado também vivências artísticas, dentre as quais ressaltamos a oficina de desenho e natureza morta com giz de cera, tendo como referência a obra de Estevão Silva e a produção de isogravuras (gravura usando isopor como matriz), a partir da  análise de obra de Tiago Gualberto.