Visitantes recebem Passaporte dos Museus neste domingo no Museu Afro Brasil

16 de maio de 2014
Neste dia 18, Dia Internacional dos Museus, o Museu Afro Brasil vai distribuir o Passaporte dos Museus, um livreto que garante uma entrada gratuita em cada um dos 18 Museus da Secretaria de Estado da Cultura até maio de 2015.

Existem 3 formas de você ganhar o seu, confira:

1) Faça sua inscrição e participe da Oficina Brincadeiras do Congo, às 11h – 50 vagas

2) Faça sua inscrição e participe da Oficina Impressões da Cor, às 14h – 25 vagas

3) Visite as exposições em exibição no Museu Afro Brasil, faça seu check-in no Foursquare e deixe um comentário dizendo o que mais gostou. 
Seja um dos 350 primeiros visitantes a apresentar na Recepção do Museu e retire o seu!  

Atenção, 1 passaporte por pessoa, quantidade limitada. 







Visitantes recebem Passaporte dos Museus neste domingo nas instituições da Secretaria de Estado da Cultura

Passaporte dos Museus será entregue para quem visitar uma das instituições da Secretaria de Estado da Cultura em 18 de maio, Dia Internacional dos Museus. Validade é por um ano. 

Quem visitar um dos museus da Secretaria de Estado da Cultura no próximo domingo (18/5) vai receber um exemplar do Passaporte dos Museus – um livreto que garante uma entrada gratuita em cada instituição até maio de 2015. A ação faz parte das comemorações pelo Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, e da Semana Nacional dos Museus, que vai de 12 a 18 de maio. 

O Passaporte dos Museus é uma peça lúdica de divulgação que busca estimular o público paulista a visitar as instituições museológicas. A cada visita, o portador do passaporte recebe um carimbo na página do museu correspondente, a exemplo do que ocorre com um passaporte de verdade. Ele é válido para qualquer dia da semana, basta apresentá-lo na bilheteria no museu.

“Trazer um público maior e mais diversificado para dentro dos museus é o nosso maior desafio. Esperamos que o passaporte e a intensa agenda de atividades do mês de maio ajude a despertar a curiosidade de quem ainda não frequenta estes espaços”, afirma o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo. 

A distribuição será feita em 16 museus da Secretaria de Estado da Cultura e está sujeita à disponibilidade do material em cada instituição. Fazem parte desta ação Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida, Catavento, Museu Afro Brasil, Museu de Arte Sacra, Memorial da Resistência, Museu da Casa Brasileira, Museu do Futebol, Museu da Língua Portuguesa, Paço das Artes, Pinacoteca, Estação Pinacoteca e MIS, todos em São Paulo, além do Museu Índia Vanuíre (Tupã), Museu do Café (Santos) e Museu Felícia Leirner (Campos do Jordão). 

Em São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura estendeu a programação da Semana Nacional dos Museus para todo o mês de maio. As 18 instituições envolvidas na ação promovem atividades culturais diversificadas até o final do mês, incluindo oficinas diversas, programação especial para famílias e para crianças, visitas guiadas, visitas conjuntas, apresentações de dança, música e teatro, e até troca de figurinhas da Copa. A proposta da programação é mostrar que os museus são espaços múltiplos, de convivência, que oferecem mais do que suas exposições. 

Encerrando a programação do mês de Maio, a Secretaria reinaugura no dia 29/5 o Museu Casa de Portinari, em Brodowski; e no dia 31/5 o Museu da Imigração, em São Paulo. Ambos passaram por obras completas de restauro e modernização. Quando reabertos, o Passaporte dos Museus também será válido nestes espaços. 

Gratuidade aos sábados – Aproveitando a Semana Nacional dos Museus, a Secretaria promoveu uma importante mudança em sua política de gratuidades, que passou a valer em maio e por tempo indeterminado para todos os seus 18 museus: a entrada gratuita aos sábados. Cada instituição já tinha um dia gratuito ao longo da semana; com a unificação da gratuidade aos sábados, a Secretaria espera ampliar o acesso a estas instituições. Várias delas manterão outros dias gratuitos ao longo da semana. 

Aplicativo – Toda a programação de maio nos museus da SEC está disponível em um aplicativo para celular. O download, que leva apenas alguns segundos, pode ser feito digitando-se o endereço app.vc/museu-sp direto no navegador do celular. Quem preferir, pode digitar o mesmo endereço no computador e fazer o download para o aparelho utilizando o QR Code disponível na página. 

A programação completa da Semana Nacional de Museus também pode ser vista no site www.cultura.sp.gov.br


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro