Museu Afro Brasil cria Índice Biográfico de Artistas

09 de janeiro de 2015
O Museu Afro Brasil acaba de acrescentar mais uma ferramenta de pesquisa para os visitantes de seu site. Criado pelo Núcleo de Pesquisa, o "Índice Biográfico" busca oferecer uma experiência em que se possa recompor e articular de múltiplas maneiras os elos que mantêm unidas as cadeias da memória, tal como também ocorre com o visitante que circula pela exposição de longa duração do museu.

Para o diretor curatorial Emanoel Araujo, o índice reafirma os profundos laços que fazem dos artistas listados e de suas obras uma parte integrante do patrimônio cultural de todo povo brasileiro, oferecendo assim um espelho a partir do qual esse povo possa se reconhecer pela arte como uma manifestação coletiva e reivindica-la como parte de sua vida cotidiana. “Mais do que um museu de artes plásticas, o Museu Afro Brasil constitui-se como um espaço museológico que abrange uma memória afro-brasileira global, na diversidade de seus aspectos artísticos, culturais, sociais e históricos,” afirma Emanoel Araujo.

Já estão disponíveis 12 textos biográficos, entre eles os referentes aos seguintes artistas: o pintor Arthur Timótheo da Costa (1882-1922); o escultor Rubem Valentim (1922-1991) e o artista plástico Sidney Amaral. Novos textos serão inseridos ao longo dos meses. Para acessar, basta clicar aba "Pesquisa" na página principal do site do Museu Afro Brasil e depois na aba "Índice Biográfico".