Museu Afro Brasil planta o primeiro baobá do Parque Ibirapuera

13 de abril de 2015
Árvore símbolo da África, o baobá pode chegar a mais de 20 metros de altura, 10 metros de diâmetro, e viver por até quatro mil anos. Na manhã de sábado, o Museu Afro Brasil plantou o primeiro baobá do Parque Ibirapuera. O plantio foi um presente ao maior parque da capital paulista, uma homenagem do Programa de Sócios do Museu Afro Brasil, cujo lançamento está previsto ainda para o primeiro semestre de 2015.

O baobá é uma das maiores árvores que existe. Possui galhos tortuosos que parecem uma raiz de cabeça para baixo. As folhas são palmadas; as flores, brancas com 5 pétalas, com muitos estames, pendentes, com 10cm de diâmetro, cobertas por pelos. O fruto é uma cápsula, elíptica, de 20 a 30 cm de comprimento e até 10 cm de diâmetro, também coberta por pelos, à semelhança de um veludo.

Foto: Natalia Moriyama/Gabriel Cruz

Na África, o baobá é uma árvore sagrada. Reza a história que alguns africanos saídos da Costa Ocidentes, antes de embarcarem nos navios negreiros, eram obrigados por seus captores a dar voltas entorno de uma baobá, conhecido assim como "Árvore do Esquecimento": pois a ideia era forçar os africanos a se esquecerem de suas culturas e da vida livre que levavam nas suas terras natais.

Exemplares de baobá podem ser encontrados no Brasil em cidades de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso. "Assim como o baobá, a cultura africana resiste no Brasil", afirma Emanoel Araujo, diretor curatorial do Museu Afro Brasil.

Agradecimentos: Assucena (CECCO), Macaroff, Viveiro Manequinho e toda a Administração do Parque Ibirapuera