El Anatsui vence o Leão de Ouro da Bienal de Veneza

28 de abril de 2015
Artista ganense participará da exposição Africa Africans, realizada pelo Museu Afro Brasil



O artista plástico ganense El Anatsui foi anunciado pela Bienal de Veneza, na última quinta-feira (dia 24), como o vencedor do Leão de Ouro pelo conjunto de sua obra. El Anatsui participará da exposição Africa Africans com a obra "Skylines". Realizada pelo Museu Afro Brasil, a mostra de arte africana contemporânea tem abertura marcada para o Dia Internacional da África, comemorado no dia 25 de maio.

"Ele é talvez o artista africano mais importante e ativo hoje no continente, e contribuiu muito para a afirmação dos artistas contemporâneos africanos na cena global", disse à imprensa o nigeriano Okwui Enwezor, curador da Bienal de Veneza, que começará em maio. 

Nascido na cidade de Anyako (Gana) em 1944, El Anatsui faz parte da geração de artistas surgidos no período de pós-independência (décadas de 1960 e 1970), na África Ocidental. Ele radicou-se na Nigéria, onde ensinou escultura, a partir dos anos 1970. Por suas experiências escultóricas com a mídia, forma e tradição, ele tem recebido ampla aclamação da crítica e do público na Europa e nos Estados Unidos, como atesta a importante premiação concedida pela Bienal de Veneza. 

Em suas obras, El Anatsui aborda uma ampla gama de questões sociais, políticas e históricas. Elas pertencem às coleções públicas do Metropolitan Museum of Art em Nova York; Museum of Modern Art em Nova York; Los Angeles County Museum of Art; Indianapolis Museum of Art; British Museum em Londres; e Centre Pompidou em Paris, entre outras instituições. 

Muitas de suas esculturas possuem formas mutáveis e são concebidas para serem livres e flexíveis de modo que se adaptem visualmente em cada instalação. Ao trabalhar com madeira, barro, metal e, mais recentemente, tampas metálicas de garrafas de bebidas alcoólicas, Anatsui rompe com a tradicional adesão da escultura às formas fixas, embora faça visualmente referência à história da abstração nas artes europeia e africana. O artista é representado pela October Gallery, de Londres.


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro