Mundo comemora centenário de nascimento de Orson Welles

06 de maio de 2015
Fotografias das filmagens realizadas pelo cineasta na cidade de Fortaleza estão expostas no Museu Afro Brasil


    
Fotos: Chico Albuquerque 

O mundo comemora hoje o centenário de nascimento de um cineasta genial e controverso: Orson Welles (1915-1985), ator, roteirista e diretor norte-americano. Ele dirigiu "Cidadão Kane", considerado pela crítica especializada o melhor filme de todos os tempos. 

Orson Welles esteve no Brasil, no início dos anos 1940, para realizar o documentário "É Tudo Verdade", que nunca foi concluído. Desde o dia 11 de abril, o Museu Afro Brasil expõe 25 imagens dos bastidores das filmagens realizadas pelo cineasta em uma comunidade de pescadores de Fortaleza.  As fotografias são do cearense Chico Albuquerque (1917-2000). Com as imagens ampliadas, o box de luxo “Orson Welles entre o Povo Brasileiro” foi lançada na data acima mencionada.

Considerado um dos pioneiros da fotografia publicitária no Brasil, Chico Albuquerque trabalhou como still do set de filmagem de Orson Welles. O Still de cinema acompanha as filmagens, fazendo o “making of” do trabalho e produzindo fotos que serão usadas para a divulgação na imprensa, cartazes e folders. Cinco anos após registrar as filmagens, Albuquerque mudou-se para São Paulo, onde estabeleceu um estúdio que se tornou referência em todo o país. 
  
ORSON WELLES NO BRASIL - Na década de 1940, quatro pescadores brasileiros navegaram, a bordo de uma jangada, entre as cidades de Fortaleza e Rio de Janeiro. O quarteto queria protestar e chamar atenção do então presidente Getúlio Vargas para a situação famélica em que viviam os pescadores cearenses. Por meio de um artigo da revista semanal Time, o caso chegou ao conhecimento de Orson Welles.

Welles encontrou naquela viagem homérica mais uma história para seu filme "It's All True" (É Tudo Verdade), patrocinado pelo governo americano. No início de 1942, ele filmou o carnaval carioca e tentou reconstituir a chegada dos jangadeiros ao Rio de Janeiro. Mas algo deu errado: a jangada virou e os quatro pescadores foram lançados ao mar; três se salvaram, mas o corpo de um deles nunca foi encontrado. Mesmo assim, as filmagens continuaram em Fortaleza, onde Welles passou seis semanas. 


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro