Museu Afro Brasil exibe documentário “Nosotros, Afroperuanos” no Teatro Ruth de Souza

10 de junho de 2015
O Museu Afro Brasil, em parceria com o Consulado Geral do Peru, exibirá o documentário “Nosotros, Afroperuanos” no Teatro Ruth de Souza, no próximo sábado (dia 13, às 15h). A sessão tem entrada gratuita e é aberta para todas as idades. Exibido em diversos festivais pelo mundo, o filme de 2012 é uma coprodução do Peru e do Brasil, com direção das realizadoras Gabriela Watson e Danielle Almeida.

Com 45 minutos de duração, o documentário mostra a realidade da população afrodescendente no Peru, através de um breve panorama histórico e cultural e traz à luz o trabalho de instituições e pessoas que atuam em favor da democratização dos direitos de cidadania dos afro-peruanos. Foram entrevistados ativistas sociais, professores, artistas, pesquisadores e moradores de Lima, Cañete, El Carmen, cidades marcadas pela grande presença de descendentes de africanos.

Gabriela Watson cursa o mestrado MFA – Master in Fine Arts no programa de Film and Media Arts da Temple University, na Filadélfia – Estados Unidos. Bacharel em Comunicação com habilitação em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero, pesquisadora de mídia, representação e identidade negra, ela desenvolve produção audiovisual – programas de TV, jornalismo, documentários, mostras de cinema e produção acadêmica com temas relacionados à cultura negra. Já Danielle de Almeida é Graduada em Música/Canto pela Universidade Federal de Pelotas. Desde 2002 ela orienta seus estudos nas áreas de música afro-latinoamericana e culturas afro-diaspóricas.