5 fatos interessantes que farão você visitar o Museu Afro Brasil

18 de junho de 2015

O Museu Afro Brasil fez uma parceria com o Expedia Brasil para destacar 5 fatos interessantes que farão você ir visitar o museu.

Foto: Nelson Kon

Estando em São Paulo, não perca a chance de conhecer o Museu Afro Brasil

Entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e peças etnológicas, as mais de seis mil obras do acervo do Museu Afro Brasil harmonizam uma combinação perfeita de histórias, memórias e artes que contam fatos produzidos desde o século XVIII até os dias de hoje, espalhadas por seis núcleos igualmente fascinantes.  ,

Com uma perspectiva específica representando o ponto de vista negro, dos olhos do fundador do Museu e artista plástico Emanoel Araujo, a partir da doação de sua coleção em 2004, hoje, em cada corredor é possível admirar as origens que registram a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira. O espaço é inspirador. Abordando temas como religião, escravidão, arte e trabalho, vale a pena conferir as exposições em qualquer época do ano. Por quê?

• Talvez como ponto de partida para sua aventura, os quatro roteiros temáticos do Núcleo de Educação são imperdíveis. No “Festas. O Sagrado e o Profano”, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar na tradição das celebrações festivas presentes na cultura popular brasileira em três importantes festas nacionais. O que fala sobre “Arte Africana”, evidencia as obras tradicionais e de arte contemporânea produzidas por artistas beninenses. Já para refletir a respeito de um lado pouco conhecido da história do Brasil, o percurso “Arte, adorno, design e tecnologia no tempo da escravidão”, enfatiza o papel fundamental dos diversos conhecimentos estéticos e tecnológicos trazidos pelos africanos. Através do roteiro “A mão afro-brasileira nas Artes Visuais” é possível conhecer as obras de arte produzidas por mãos afro-brasileiras e, de quebra, também dar uma espiada no Núcleo de Artes da exposição permanente do Museu.

Foto: Henrique Luz

• A infinidade de obras são expostas tanto na Exposição de Longa Duração quanto nas Exposições Temporárias que acontecem no decorrer do ano. Para complementar, você ainda tem acesso a uma biblioteca especializada para enriquecer ainda mais o seu passeio.

• As visitas podem ser monitoradas – estas devem ser previamente agendadas por e-mail – ou autônomas. Se preferir explorar o museu sem guia, a tecnologia recém instalada dos ‘audioguias’ é uma atração à parte. Em 2014, o museu lançou os aplicativos - disponíveis para iPhone e Android – que permitem o visitante acessar os conteúdos exclusivos em exposições temporárias, que conta ainda com audiodescrições para os portadores de deficiências visuais.

Foto: Henrique Luz

• E para não deixar ninguém de fora, o Programa de Acessibilidade Singular Plural, no Núcleo de Educação, permite a visita de instituições públicas e particulares dedicadas à educação e saúde, disponibilizando ainda colaboradores que auxiliam os visitantes portadores de qualquer deficiência intelectual, transtornos mentais, surdos, pessoas com baixa visão, cegos e pessoas com comprometimentos neuromotores.

• O toque especial fica por conta da localização. Instalado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do belíssimo Parque Ibirapuera, torna apenas mais uma razão para planejar uma visita ao museu e terminar o dia conhecendo o  mais famoso Parque de São Paulo. Ah, e se estiver à toa em uma quinta ou um sábado, a entrada no Museu Afro Brasil é gratuita.

Foto: Henrique Luz

No dia 25 de maio, dia Internacional da África,  foi inaugurada a exposição "Africa Africans" e durante o período dessa exibição (de 25/05 a 30/08/2015) a entrada no museu será gratuita.

Confira aqui as dicas do Expedia Brasil de o que fazer em São Paulo

Escrito por um colaborador do Expedia Brasil