Documentação e Arquivo - Museu Afro Brasil

17 de agosto de 2015
Um dos grandes desafios do departamento de Documentação e Arquivo do MuseuAfroBrasil é preservar a memória institucional, tornando-a acessível aos pesquisadores, ao mesmo tempo em que recupera informações geradas no passado, desde a fundação da instituição. 

Pensando nesse processo, investimos esforços e tempo na criação de um BANCO DE DADOS PARA MÍDIAS IMPRESSAS E DIGITAIS. A iniciativa busca recuperar todas as notícias publicadas sobre as atividades culturais do Museu Afro Brasil, seja em mídia impressa (jornais, revistas, boletins), quanto na mídia digital (internet, Facebook, Youtube, Blogs, Sites). Além dos artigos, incluem-se também os vídeos e áudios feitos por emissoras e jornais em nosso espaço expositivo. 

O processo para recuperação é um esforço conjunto do departamento de Comunicação Institucional – que gera a notícia, enviando-a aos meios de comunicação – e o departamento de Documentação, que posteriormente organiza o material publicado em Banco de Dados, classificando-os. 

O trabalho exige uma readequação do artigo publicado na internet, eliminando propagandas e estruturando o conteúdo de textos e imagens em página World. A nova folha recebe então uma classificação única, sendo seu conteúdo inserido em Banco de Dados onde o interessado poderá resgatar a informação por entradas como data, título do artigo, nome das exposições, autor do artigo, mídia (nome dos jornais, revistas, etc), além das palavras chaves que remetem a assuntos diversos dentro do texto. Completa a informação, o link original do artigo na internet, para que o interessado possa acessar o original caso seja necessário. 

Atuando dessa forma desde junho de 2015, o Museu Afro Brasil – através de seu técnico Dalton Delfini Maziero – recuperou mais de 800 artigos, referentes aos anos de 2014 e 2015. O desafio agora é retroceder no tempo, buscando textos publicados entre 2004 e 2013, consolidando assim um panorama completo das atividades do Museu Afro Brasil no meio cultural. 




 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro