Conheça o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil

04 de setembro de 2015
As atribuições do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil se dividem em duas frentes: A Documentação Museológica e a Conservação Preventiva de seu acervo.

Mas, preservar é muito mais do que garantir apenas a integridade física de cada obra que traz em si a significação e o conteúdo intrínseco que permitem transmitir a história e o conhecimento de uma cultura tão rica quanto a cultura afro-brasileira. O trabalho que o núcleo desenvolve se propõe a possibilitar os meios para que o público tenha acesso às informações que tais obras trazem das culturas africanas de origem que influenciaram e ajudaram a formar desde quando aqui chegaram, num fluxo contínuo durante os três séculos em que vigorou o sistema escravocrata, a cultura afro-brasileira.

A Documentação Museológica atua no registro das informações intrínsecas e extrínsecas aos objetos, sendo estas últimas, provenientes de pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Pesquisa do museu que visam conhecer sua origem, seus usos e funções.

Todos os dados e informações são inseridos em uma base de dados informatizada desenvolvida especialmente para atender as especificidades do acervo do museu. Com isso podemos auxiliar os demais núcleos do museu, assim como atender a pesquisadores externos que precisem de informações sobre nosso acervo.

A Conservação Preventiva permite a preservação da integridade física do acervo através de ações como o diagnóstico do estado de conservação, higienização e monitoramento das condições ambientais do espaço museológico, assim como o melhor acondicionamento dos objetos museais quando estes estão armazenados em sua Reserva Técnica ou quando são emprestados para participarem de exposições em outras instituições museológicas.

Higienização e pequena intervenção em obras do acervo do museu

Além das atribuições elencadas acima, a equipe de técnicos do Núcleo de Salvaguarda participa juntamente com outras equipes do museu, da montagem e desmontagem de suas exposições temporárias, providenciando  a documentação para o empréstimo das obras de arte provenientes do acervo de outras instituições ou das coleções de colecionadores particulares. Acompanhamento da desembalagem das obras na sua chegada ao museu e verificação do estado de conservação de cada objeto.