Oswaldo de Camargo recebe título de Cidadão Paulistano

08 de outubro de 2015

Oswaldo de Camargo e a Coordenadora de Educação do Museu Afro Brasil, Neide Almeida
Foto: Andre Velozo

“Oswaldo de Camargo é poeta, escritor, jornalista, pesquisador, estudioso, uma grande referência literária negra no Brasil. É autor de “O Negro Escrito”, uma obra pioneira de importância impar para o negro brasileiro.

E é com orgulho que o Museu Afro Brasil parabeniza o Sr. Oswaldo de Camargo, membro do Conselho de Administração da Associação Museu Afro Brasil, pelo título de Cidadão Paulistano que receberá no próximo dia 27 de outubro do Presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

Nascido em Bragança Paulista (SP), em 1936, ficou órfão antes dos 6 anos e foi criado desde então em instituições católicas. Aos 12 ele já tinha a percepção de que existia um sistema informal de segregação racial no Brasil e já nesta idade sentia forte vocação religiosa e chegou a mostrar interesse em tornar-se sacerdote. Porém, mesmo com a ajuda dos padres holandeses (da instituição onde estudava) não encontrava nenhum seminário que recebesse negros. E aí percebeu que muitas portas da sociedade se fechariam pelo preconceito.

Algum tempo depois, foi recebido por um seminário (de também padres holandeses) em São José do Rio Preto. E foi durante os anos de reclusão que viriam que descobriu  e desenvolveu sua propensão para as artes, para a literatura em especial.

Seus contos e poemas já foram traduzidos para o alemão, francês e espanhol.”