OAB concedeu postumamente o título de “Advogado”, ao abolicionista negro Luiz Gama

04 de novembro de 2015

Luiz Gama (21 de junho de 1830 — 24 de agosto de 1882) – em cerimônia realizada na noite de ontem (03 de Novembro de 2015) a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) concedeu postumamente o título de “Advogado”, ao abolicionista negro Luiz Gama. Filho de uma quitandeira africana livre (uma Iorubana da Costa da Mina) com um fidalgo desconhecido de origem portuguesa, Luiz Gama exerceu a atividade de advogado mesmo sem ter o diploma. Gama conseguiu libertar cerca de 500 escravos apoiado apenas em seu talento de orador, seu autodidatismo e em seu amor pela liberdade. Na época, ele era proibido até mesmo de entrar na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e, para frequentar a biblioteca, ele tinha de fazê-lo escondido. Esta cerimônia de reconhecimento póstumo nos leva a refletir sobre o valor dos vivos e dos mortos.