Empréstimo de obras entre instituições museológicas para exposições. O Museu Afro Brasil participa de “Histórias da Infância”, no MASP -SP

22 de junho de 2016
Segundo o Estatuto de Museus, museus são instituições que conservam, investigam, comunicam, interpretam e expõem, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de qualquer outra natureza cultural, abertas ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Cada vez mais o serviço museológico tem alcançado o sucesso, trabalhando em parceria, oferecendo ao público o conhecimento do patrimônio artístico nacional.
O Museu Afro Brasil também atua em parceria em realizações de exposições de outras instituições museológicas, como o empréstimo de 4 obras de seu acervo para a exposição “Histórias da Infância”, que fica em exibição no Museu de Arte de São Paulo-MASP até dia 31/7/2016.

O curador do MASP-SP, Adriano Pedrosa, selecionou as seguintes obras do acervo do Museu Afro Brasil: “Porta da Policlínica”, de Benedito José Tobias; “Crianças negras” de Emmanuel Zamor; “Tambor da cultura Baga” (Guiné-Bissau) e “Mãe Preta” de Pedro Bruno.

Para que um empréstimo de obra possa acontecer é necessário que diversas etapas após a solicitação pela instituição requerente seja cumprida, entre elas, a aprovação do empréstimo pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, ao qual o Museu Afro Brasil está subordinado.

Todos os procedimentos de empréstimo de obras foram respeitados pelas duas instituições, objetivando garantir a segurança das obras envolvidas que representam importante dimensão de nossas raízes e cultura.

Obras do acervo do Museu Afro Brasil emprestadas para a exposição "Histórias da infância"- Masp
Obras Masp