Museu Afro Brasil realiza parceria com o canal HISTORY para a estreia de RAÍZES

11 de outubro de 2016

O HISTORY estreia RAÍZES, a premiada minissérie dos anos 70, em uma nova versão, abrindo uma vez mais a discussão sobre a escravidão e a luta pela liberdade


Imagens de divulgação 

Baseada no livro vencedor do prêmio Pulitzer, escrito em 1976 por Alex Haley, descendente da sétima geração de Kunta Kinte, a série ganha nova roupagem protagonizada por um extraordinário elenco, como Laurence Fishburne, Forest Whitaker, Anna Paquin, Jonathan Rhys Meyers e Anika Noni Rose.

A minissérie estreia dia 17 de outubro às 22h40, com oito episódios que serão exibidos na sequência, de segunda a quinta-feira, sempre no mesmo horário.

A celebração deste grande lançamento acontecerá em um evento, fechado para convidados, no Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, parceiro do HISTORY para esta grande estreia.

RAÍZES (Roots) chega com uma nova versão à tela do HISTORY abrindo um novo debate sobre a escravidão e a luta pela liberdade e o Museu Afro Brasil não poderia deixar de apoiar este lançamento. Diversos conteúdos, fruto do trabalho produzido pelo Núcleo de Pesquisa do museu, que dialogam com a temática da escravidão no Brasil, serão disponibilizados em www.seuhistory.com e nas redes sociais do canal.

Fique ligado, não perca!

Série RAÍZES

Com um roteiro dirigido a uma nova geração de telespectadores, a minissérie em oito episódios, exibida em quatro noites seguidas, é baseada no romance de Alex Haley, que relata a história da escravidão de Kunta Kinte, ancestral do autor, e a libertação de seus descendentes.

Esta nova versão de Raízes tem produção executiva de Will Packer (Policial em Apuros), Mark Wolper (filho do produtor da série original) e o ganhador de diversos prêmios Emmy LeVar Burton, que além de ser coprodutor, fez parte do elenco original, no núcleo de Kunta Kinte.

No elenco, Laurence Fishburne (ganhador de um Emmy por Tribeca) no papel de Alex Haley; Forrest Whitaker (Oscar de Melhor Ator por O Último Reino da Escócia) como Fiddler, um escravo que tenta guiar Kunta Kinte e arrisca sua vida para ajudá-lo a escapar; Anna Paquin (Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por O Piano e Globo de Ouro de Melhor Atriz por True Blood) no papel de Nancy Holt, a esposa de um oficial com um jeito peculiar em relação ao tratamento dos escravos; e o ator Jonathan Rhys Meyers (Ponto Final: Match Point, The Tudors e Globo de Ouro de Melhor Ator por Elvis) no papel de Tom Lea, um senhor de escravos rude.

Destaque também para Anika Noni Rose (premio Tony por DreamGirls, e reconhecida por seu protagonismo em The Good Wife e A Princesa e o Sapo) como Kizzy, a inteligente filha de Kunta Kinte e que mantém o orgulho da família e o espírito guerreiro; Chad L. Coleman (The Walking Dead, The Wire) interpreta Mingo, uma escrava que trabalha na plantação de Lea; e Erica Tazel (Justified) como Matilda, filha de um pregador religioso e objeto do amor de Chicken George.

A minissérie é um retrato histórico da escravidão nos Estados Unidos e tem como pano de fundo a saga de uma família para sobreviver, resistir e finalmente continuar seu legado, enfrentando dificuldades abissais e muita crueldade. Abrangendo varias gerações, a família começa com o jovem Kunta Kinte capturado em Gâmbia, sua terra natal, e transportando em condições desumanas para a América colonial, onde é vendido como escravo. O público do HISTORY poderá acompanhar, ao longo de toda a série, como esta família segue enfrentando as adversidades. A história de Kunta Kinte e das mulheres e dos homens que vieram depois dele faz eco na história de milhões de norte-americanos de origem africana e revelam poderosas verdades sobre a resistência universal do espírito humano.

A nova versão, original e contemporânea, incorporou mais material do romance de Haley e teve uma extensa e cuidadosa pesquisa. Com a ideia de utilizar essa poderosa história para incentivar o debate e o conhecimento sobre esta temática importante que faz parte da cultura americana, foi realizado um trabalho com historiadores especialistas em História Africana e Afroamericana e com líderes no assunto de todo o país.

“Kunta Kinte começou a contar sua história há mais de 200 anos e esta história passou de geração em geração. De Alex Haley, ao meu pai, e agora o manto recai sobre mim”, disse Mark Wolper, produtor executivo. “Assim como Kunta Kinte lutou para contar sua história uma e outra vez, nós também devemos fazê-lo”.

“Minha carreira começou com Raízes e me sinto orgulhoso de fazer parte desta nova adaptação”, disse LeVar Burton. “A maioria dos jovens não conhece a história de Raízes e a sua importância e creio que este é o momento adequado para contá-la para esse público e para que todos possamos recordar ou conhecer seu impacto em nossa cultura e identidade”.

A equipe de roteiristas da minissérie é composta por Lawrence Konner (Boardwalk Empire, The Sopranos, O Sorriso de Mona Lisa, Planeta dos Macacos), Mark Rosenthal (O Sorriso de Mona Lisa, Planeta dos Macacos), Alison McDonald (Alpha House, Nurse Jackie) e Charles Murray (Sons of Anarchy, Luke Cage), enquanto Vickie Thomas (Os Oito Odiados, Django Livre, No Auge da Fama, 42 – a História de Uma Lenda) foi a diretora de elenco.

Canal HISTORY

O HISTORY é líder em conteúdo histórico e produção original: é a História transformada em entretenimento. O canal oferece conteúdo multimídia que inclui produções originais como Gigantes de México e Gigantes do Brasil.  Além disso, exibe megaproduções como O Último Reino, A Rebelião dos Bárbaros e Raízes, junto com séries de sucesso como O Sócio, Trato Feito, Louco por Carros e Caçadores de Relíquias. O HISTORY alcança 63 milhões de lares.

Sobre o Museu Afro Brasil

Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do Diretor Executivo Curatorial Emanoel Araujo, o Museu Afro Brasil construiu, ao longo de 12 anos, uma trajetória de contribuições decisivas para a valorização do universo cultural brasileiro ao revelar a inventividade e ousadia de artistas brasileiros e internacionais, desde o século XVIII até a contemporaneidade.

O Museu Afro Brasil é uma instituição pública, subordinada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura. Ele conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Programa Raízes, o programa de sócios do Museu Afro Brasil

Para comemorar a grande estreia da série Raízes, do HISTORY, o Museu Afro Brasil está concedendo um cupom de desconto de 17% na anuidade do seu programa de sócios.

Este programa tem uma importância fundamental para o museu, apoiando a continuidade da realização de pesquisas e programação cultural, em favor da cultura afro-brasileira. A cultura afro-brasileira precisa do seu apoio.

Para conhecer melhor o Programa Raízes, visite:www.museuafrobrasil.org.br/apoie

Você pode finalizar a sua adesão diretamente no site da instituição e para utilizar o cupom de desconto (válido de 17 a 20 de outubro de 2016), ao realizar o pagamento, digite RAIZES.

SERVIÇO:

Série RAÍZES, no canal HISTORY
17 a 20 de outubro | sempre às 22h40

 

www.seuhistory.com

SKY 54/254 | NET 83/583 | Oi TV 83 | GVT 61 | Claro TV 108 | Vivo TV Cabo e Fibra: 33/DTH 347

 

‪#‎mab ‪#‎museuafrobrasil ‪#‎culturabrasileira ‪#‎arte ‪#‎culturasp ‪#‎museu ‪#‎saopaulo ‪#‎sp ‪#‎Ibirapuera ‪#‎parqueibirapuera #Raizes #CanalHistory #ProgramaRaizes

Informações para a imprensa – Museu Afro Brasil
Luiza Magalhães (11)3320-8940 – luiza.magalhaes@museuafrobrasil.org.br
Natalia Moriyama: (11) 3320-8914 – natalia@museuafrobrasil.org.br

 

Informações para a imprensa - Secretaria da Cultura do Estado de SViviane Ferreira – (11) 3339 8243 – viferreira@sp.gov.br
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br 

 

Informações para a imprensa – Assessoria de Imprensa HISTORY
Marco Dabus – (11) 3627.9896 marco@presscomunica.com.br
Márcia Campos - (11) 3627-9895 marcia@presscomunica.com.br

 


 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro