Pesquisadora do Museum of Art and Origins (Nova Iorque) no Museu Afro Brasil

18 de novembro de 2016

O Museu Afro Brasil, por meio do Núcleo de Pesquisa, deu início à primeira parte de um projeto de colaboração em pesquisa com um museu de arte africana norte americano, chamado MAMFE - Museum of Art and Origins, no Harlem, em Nova Iorque. Esse Museu possui uma filial no Brasil, em Santa Teresa (RJ), inaugurado em fevereiro de 2016, ele é igualmente intitulado “Museu de Artes e Origens”, expondo no país coleções de arte africana, indígena, popular, moderna e contemporânea. O MAMFE do Harlem foi fundado pelo seu atual Diretor, o artista plástico e professor de arte africana aposentado da City College de Nova Iorque, o Prof. George Nelson Preston (1938). O nome do museu foi baseado na antiga proposta de Mário Pedrosa (1900-1981) que, em 1978, tinha o objetivo de criar um complexo com cinco museus, dentre eles o “Museu do Negro”, plano que acabou não se concretizando.

Na primeira parte do projeto o Museu norte americano enviou uma jovem pesquisadora Memphis Washington (1998), que permaneceu diariamente nas dependências do Museu Afro Brasil de julho a agosto de 2016, fazendo um levantamento sobre a cultura afro-brasileira e alguns artistas plástico negros. O Núcleo de Pesquisa acompanhou diretamente este trabalho da pesquisadora norte americana e enviará para direção do Museu uma proposta de intercâmbio entre instituições com o envio de um representante do Museu Afro Brasil ao Museum of Art and Origins nos EUA para 2017.

O diretor do Museu norte americano enviou sua pesquisadora em função deste estar elaborando um livro que incluirá a ilustração e pesquisa de algumas obras de arte depositadas no Museu Afro Brasil. Em suas inúmeras visitas ao Museu Afro Brasil, Preston, que também vendeu e doou inúmeras obras de arte africana para a coleção do Museu identificou obras que, no dizer dele, são “muito incomuns” (very very unusuals). Assim, ele gostaria de contribuir com o Museu escrevendo textos que incluem dados para as legendas expandidas e propor modificações interpretativas de acordo com a bibliografia especializada que ele segue.

A pesquisadora Memphis Washington coletou informações das obras tais como a) origem; b) a data de aquisição pelo museu; c) região de proveniência ou país de procedência; d) origem étnica; e) dimensões etc. Muitas das informações auxiliares ela coletou junto aos setores de documentação, biblioteca e salvaguarda do Museu, outras relativas a textos técnicos e informação complementares ela coletou junto ao Núcleo de Pesquisa.  O resultado deste trabalho de pesquisa está em processo de finalização nos EUA.

Como uma forma de agradecimento pela acolhida técnica recebida no Museu, a pesquisadora, bilíngue Inglês/Espanhol e estudante de Português, se ofereceu como voluntária para uma leitura técnica de alguns dos textos do Núcleo de Pesquisa que estão sendo traduzidas para o inglês pelo estagiário Lino T. de Mendonça Correa e que a disponibilizamos agora para o público estrangeiro no portal do Museu, na área em inglês no site do museu, que você pode acessa aqui.

Núcleo de Pesquisa Museu Afro Brasil