Brincantes do projeto África ao Samba fazem festa em homenagem ao Boi-Bumbá

21 de junho de 2017
Imagem Nabor Jr.

No último dia 13 de junho, aconteceu no Museu Afro Brasil o projeto África ao Samba que, depois de trabalhar os ritmos fundantes do samba e dos festejos juninos em suas primeiras edições resolveu explorar a tradição do Boi-Bumbá para comemorar a sua festa junina

O início da festa aconteceu no acervo de longa duração do Museu, especificamente no núcleo O Sagrado e o Profano, onde estão representadas festividades celebradas no país ligadas ao sagrado e celebradas no espaço festivo da rua. Foi neste espaço que os participantes do projeto, pessoas atendidas por unidades de saúde mental do município de São Paulo, tais como as unidades do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa), fizeram o ritual do batizado do boi.

Antes, porém, ainda no núcleo de festas, os brincantes fizeram o guarnicê, ou seja, a preparação, esquentando os pandeirões e cantando a toada que anuncia a chegada do Boi ao som de maracás, matracas e muitas palmas.

Durante o cortejo que percorreu as galerias do museu foram cantadas toadas em homenagem aos santos cuja as imagens integram o acervo da instituição, como São João, São Pedro e Santo Antônio.

Boi-Bumbá vem dançar foi o nome que os participantes do projeto África ao Samba deram ao boi. Os brincantes também se caracterizaram com as indumentárias e personagens tradicionais do festejo como o Pai Chico, a Mãe Catirina e o Padre.

Imagem Nabor Jr.

Saiba mais sobre o projeto “África ao Samba”.