Dia Nacional do Voluntariado

28 de agosto de 2017

Há quem diga que eles e elas são agentes de transformação que prestam serviços não remunerados em benefício da comunidade. Outros afirmam que, em razão do interesse pessoal e do aguçado espírito cívico que possuem, são pessoas que dedicam parte do seu tempo a diversas formas de solidariedade social. Para nós, do Museu Afro Brasil, os voluntários são tudo isso e muito mais.

Por este motivo, a data de hoje, 28 de agosto, Dia Nacional do Voluntariado, é muito especial para o museu. Afinal, foi no dia 28 de agosto de 2015 que nasceu a 1ª Turma do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil. Até hoje, aproximadamente 40 voluntários já doaram seu tempo, trabalho e talento as mais variadas ações e atividades desenvolvidas pela instituição. Como é o caso do jovem Leonardo Assis, voluntário no Núcleo de Educação: "Para mim, participar do programa de voluntariado do Museu Afro Brasil é uma oportunidade de reencontro com a minha ancestralidade. Além disso, posso aprender mais sobre a população afro-brasileira a partir do conhecimento dos colaboradores e das diferentes contribuições do público", diz.

Atualmente o Museu Afro Brasil está em sua 5ª turma de voluntários. O que comprova não apenas a dedicação e a capacitação técnica do voluntariado, como principalmente a importância que possuem para a instituição. O trabalho deste time tem qualificado muito as atividades realizadas pela biblioteca, comunicação, educação, documentação, desenvolvimento institucional, pesquisa, projetos e conservação.

Além do privilégio de ter a presença de um grupo de pessoas cujo interesse social e comunitário é latente, com a implementação do Programa de Voluntariado do Museu Afro Brasil também aprendemos a desmistificar, respeitar e valorizar ainda mais o trabalho voluntário.

Esqueça o estereótipo da figura sem pretensões profissionais e que quer apenas uma atividade para passar o tempo livre. Hoje, os perfis dos voluntários são os mais variados e surpreendentes. Desde jovens e adultos, passando por estudantes e aposentados até chegar em pessoas com a vida feita, confortável, mas que buscam novos desafios. Em comum, porém, essas pessoas possuem uma disposição incrível, são generosos, competentes e super interessados em, de fato, contribuir para o bem social. Por outro lado, o ganho que contabilizam, muitas vezes é superior ao retorno financeiro que poderiam ter como funcionários regulares de uma organização. Visto que o trabalho voluntário lhes permite uma incursão por uma nova área do conhecimento, o contato com outras pessoas, o aprendizado de um novo ofício e, em alguns casos, até mesmo o estímulo que faltava para encarar um novo desafio pessoal.

“Sou estudante de pós-graduação em antropologia e faço um estudo em Moçambique. Decidi participar do programa de voluntariado do Museu Afro Brasil para ampliar o contato com pessoas fora do meio acadêmico que tenham interesse em questões ligadas à África, e para, ao mesmo tempo, contribuir de alguma forma para o desenvolvimento do Museu - uma instituição que penso ter grande importância para a divulgação do conhecimento sobre as culturas africanas e afro-brasileira”, revela Bárbara Inagaki, voluntária no Núcleo de Documentação.

São por depoimentos como este, da Bárbara, que hoje agradecemos imensamente todos os voluntários que já passaram pelo Museu Afro Brasil, bem como aqueles que aqui ainda estão. Sem vocês muito do que fazemos e oferecemos ao público não seria possível!

SOBRE O DIA DO VOLUNTARIADO

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado foi instituído em 28 de agosto de 1985 para reconhecer e destacar as pessoas que dedicam seu tempo, seu talento e trabalho com causas de interesse social para o bem da comunidade.