Museu Afro Brasil na Suíça

15 de setembro de 2017

Trinta e sete obras do acervo do Museu Afro Brasil, da Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura e da coleção particular do diretor-curador do museu, Emanoel Araujo, estão entre os destaques da exposição “Coffee from Helvécia”, em exibição no Johann Jacobs Museum, em Zurique, na Suíça.

Com curadoria do brasileiro Marcelo Rezende, a mostra, aberta ao público no final do mês de agosto, fica em cartaz até 28 de janeiro de 2018.

“Coffee from Helvécia” está centrado em dois momentos distintos da história do café no Brasil: a Colônia/Quilombo Helvécia, localizada no sul da Bahia, a primeira colônia alemã/suíço-alemã no Brasil, e a fazenda modernista de Flavio de Carvalho, no interior paulista - relacionando-as a aspectos obliterados da imigração, escravidão, e da concepção tropical do Moderno.

Entre os trabalhos emprestados estão ex-votos, uma escultura de Emanoel Araujo, máscaras de Agnaldo Manoel dos Santos, pratos de porcelana com reproduções do pintor francês Jean-Baptiste Debret, além de obras da cultura popular, entre outros.

Café

Colônia fundada por imigrantes suíços em meados de 1817, Helvécia abrigou uma das maiores plantações de café do século XIX. Reconhecida como uma comunidade quilombola, atualmente o vilarejo conta com pouco menos de mil habitantes.

Fundada no final dos anos 1930 pelo arquiteto e escritor Flávio de Carvalho (1899-1973), a Fazenda Capuava, no interior de São Paulo, abrigou outra plantação de café que se tornaria cenário de uma rica experiência social. A Fazenda Capuava tornou-se conhecida por ser uma república independente destinada a pessoas que rejeitavam categorizações por filiação social, étnica, de gênero e etc.

Empréstimo de obras para outras instituições

Esta não é a primeira vez que uma instituição de artes solicita o empréstimo de obras junto ao Museu Afro Brasil, muito pelo contrário. Nos últimos dez anos mais de 20 exposições realizadas no Brasil e em outros países contaram com trabalhos do acervo do museu.

Entre essas exposições destacam-se as mostras “Elos da Lusofonia”, realizada em 2010, no Museu de História Nacional; “África Ancestral e Contemporânea (2011)”, no Centro Cultural Hélio Oitica; “Mostra Comemorativa dos 60 anos da  Bienal de São Paulo (2013)”, na Fundação Bienal de São Paulo; “Histórias da Infância (2016)”, no MASP; “O Impressionismo e o Brasil (2016)”, no MAM/SP, entre outras.