Ana Maria Carvalho ministra oficina no projeto África ao Samba

30 de outubro de 2017

Herdeira das tradições populares do Maranhão e uma das fundadoras do Grupo Cupuaçu, a dançarina, atriz, compositora, cantora, figurinista e arte-educadora Ana Maria Carvalho, reconhecida por seu trabalho dedicado ao resgate, preservação e divulgação da cultura popular brasileira, ministrou uma oficina no Museu Afro Brasil dentro do projeto África ao Samba, na tarde do último dia 24 de outubro.

“Ver a cultura brasileira sendo desenvolvida, seja em que espaço for, é muito gratificante. Estou muito feliz em poder estar aqui hoje, no Museu Afro Brasil, desenvolvendo este trabalho”, afirmou a multiartista ao final da oficina que contou, entre outros, com brincadeiras envolvendo a tradição do bumba-meu-boi.

Criado em 2014 pelo Núcleo de Educação do Museu, o projeto África ao Samba, a partir da análise das influências africanas no samba brasileiro, atende pessoas com transtorno psíquico em seus mais variados níveis afim de promover a reintegração social deste público por meio de oficinas que exploram a história social do samba, tendo o acervo e as exposições temporárias da instituição como eixos organizadores das atividades.

Em quatro anos de existência, cerca de 40 pessoas atendidas por unidades de saúde mental do município de São Paulo, tais como as unidades do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) Itaim, Butantã e Sé, além do Cecco (Centro de Convivência e Cooperativa) Previdência e Ibirapuera, já passaram pelo projeto.

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro