Exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro” será exibida no SESC Santos

08 de março de 2018

Quem não conseguiu ver de perto a exposição “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”, que ficou em exibição no Museu Afro Brasil até o último dia 4 de março, terá uma nova chance de conferir algumas das obras expostas nesta que foi a maior mostra sobre o barroco brasileiro exibida no país neste século 21.

Isso porque cerca de 160 trabalhos que compuseram a exposição que ficou em cartaz no Museu Afro Brasil agora serão exibidas no SESC Santos, a partir do próximo dia 27 de março.

Entre as obras selecionadas para esta exposição itinerante estão trabalhos dos dois dos maiores e mais representativos artistas barrocos do país: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730?-1814) e Mestre Valentim da Fonseca e Silva (1745-1813). Obras sacras de Portugal e criações de autores anônimos, dentro da vertente sincrética do barroco, também estarão na mostra.

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição – que também presta uma homenagem ao Jubileu de 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – introduz o visitante ao espírito do barroco, passando pelas suas referências na cultura erudita e popular entre os séculos XVII e XIX.

“Eu chamo de ardente a questão da tropicalidade do barroco, evocando o trabalho com a madeira e a mecânica dos afrodescendentes. É também sincrético a partir dessa vertente que engloba o lado profano das festas religiosas, como o bumba-meu-boi do Maranhão, que celebra o São João, a cavalhada de Pirenópolis, em Goiás, os reisados de Alagoas e os cortejos dos maracatus de Pernambuco. O barroco, para mim, é um movimento que não tem fim. É contínuo na cultura brasileira. Vem de Portugal, mas encontra aqui o campo ideal para essa construção de identidade”, afirma Araujo, para quem esse barroco multifacetado expõe a força da contribuição portuguesa, mas evidencia “a atitude tropical miscigenada da África e do Brasil”, do sagrado ao profano.

O SESC Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, no bairro Aparecida, em Santos. Mais informações: (13) 3278-9800 e www.sescsp.org.br

Catálogo “Barroco Ardente e Sincrético”

Com 400 páginas e imagens das principais obras expostas na mostra “Barroco Ardente e Sincrético – Luso-Afro-Brasileiro”, o catálogo da exposição, lançado no último dia 03 de março, em São Paulo, conta com textos de Emanoel Araujo, Myryam Andrade Ribeiro de Oliveira, Fernando da Rocha Peres, Clarival do Padro Valladares, Percival Tirapeli, João Marino, Dom Clemente, Maria da Silva-Nigra, João Carlos Teixeira Gomes, entre outros pesquisadores do movimento artístico.

O catálogo da exposição “Barroco Ardente e Sincrético - Luso-Afro-Brasileiro” pode ser adquirido na lojinha do Museu Afro Brasil. Mais informações: faleconosco@museuafrobrasil.org.br