Primeira etapa do programa Leituras do Acervo chega em sua reta final

28 de setembro de 2018

Artistas que integram o Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Afro Brasil, eleito por meio de enquete pública, ganharão nova apresentação biográfica com antologia crítica

No último mês de maio o Museu Afro Brasil lançou o programa Leituras do Acervo. Na ocasião, por meio de uma enquete com votação popular, o tema Arte Contemporânea foi eleito, dentre as temáticas cobertas pelo acervo do museu, para ser aprofundado por todos os setores da instituição ao longo do ano.

Desde então, várias equipes da instituição – curadoria, documentação, conservação – vem se empenhando coletivamente em aprofundar as pesquisas acerca da temática eleita pelo público via enquete.

“Estabelecemos uma rotina de trabalho visando a sistematização dos dados referentes aos artistas e suas produções, o que resultará em textos de apresentação biográfica com antologia crítica, fichas técnicas e verbetes de obras”, contam os pesquisadores que estão a frente do programa.

Neste primeiro momento, as leituras de acervo estão concentradas nos trabalhos de Alex Hornest, Bauer Sá, Edival Ramosa, Emanoel Araujo, Eustáquio Neves, Octávio Araújo, Ronaldo Rego, Rosana Paulino, Sidney Amaral, Washington Silveira, Sônia Gomes, Maria Lídia Magliani, Mestre Didi e Jorge dos Anjos.

Interessante notar que a proposta do programa não é estabelecer novas definições para um conceito fechado do que seria arte afro-brasileira, uma vez que esta ação proviria de uma estrutura de História da Arte permeada por um olhar eurocêntrico. Essas estratégias canônicas, em tempos, servem como ponto de partida para a discussão, mas não resolvem os problemas historiográficos, sobretudo epistemológicos.

“Objetivamente falando, queremos ampliar o debate sobre a produção destes artistas que compõem o setor de Arte Contemporânea do Museu Afro Brasil, buscando estar atrelada a uma historiografia de arte que permita uma abordagem mais ampla da presença significativa de artistas negros e negras no cenário contemporâneo”.

A primeira etapa do programa, que resultará em textos de apresentação biográfica com antologia crítica, fichas técnicas e verbetes de obras dos artistas selecionados, está na reta final. A expectativa é que esses materiais sejam disponibilizados ao público ainda no mês de novembro.

A segunda etapa do Leitura do Acervo, ainda sem data definida para ser iniciada, incluirá uma nova leva de artistas contemporâneos que fazem parte do acervo do Museu.

Ficha técnica da obra em destaque:
Maria Lídia Magliani
Sem título
Aquarela aguada de nanquim e acrílica sobre papel
Acervo Associação Museu Afro Brasil