Museu Afro Brasil sedia lançamento de publicação da UNESCO

22 de maio de 2019

O Museu Afro Brasil sediou na manhã desta terça-feira (21), Dia Mundial da Diversidade Cultural, o lançamento mundial do “Guia Metodológico Heranças da escravatura: manual para gestores de sítios e itinerários de memória”. A publicação faz parte do Programa Rotas do Escravo da UNESCO que, desde 1994, promove, por meio da salvaguarda e da pesquisa do legado histórico da diáspora africana, diálogo intercultural do qual emerja justiça e coesão social.

“Devido ao impacto deste lançamento, que acontece hoje no mundo inteiro, entendemos que o mesmo somente poderia ser realizado nas dependências do Museu Afro Brasil, pois o mesmo é o representante maior de nossa cultura negra brasileira”, salientou Solange Barbosa, representante da UNESCO na atividade e Coordenadora Rota da Liberdade. Além dela, gestores municipais de turismo, agentes culturais, empresários de turismo e integrantes de comunidades negras tradicionais também participaram da atividade.

Sobre a publicação

O “Guia Metodológico Heranças da escravatura: manual para gestores de sítios e itinerários de memória” faz parte do Programa Rotas do Escravo da UNESCO que, desde 1994, promove, por meio da salvaguarda e da pesquisa do legado histórico da diáspora africana, diálogo intercultural do qual emerja justiça e coesão social.

Voltado a gestores de locais relacionados ao tráfico de escravos e à escravatura, o manual fornece uma análise comparativa de experiências de preservação e de promoção desses locais ao redor do mundo e propõe orientação prática para a sua gestão e desenvolvimento.

A publicação pode ser acessada através do link: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000366348