Museu Afro Brasil participa de simpósio internacional no IPEN

14 de outubro de 2019
No próximo dia 25 de outubro, a coordenadora do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil, Fátima Faria Gomes, participará do “1º Simpósio Internacional Ionização Gama: Tecnologia para preservação de acervos”. O encontro acontecerá no Auditório Rômulo Ribeiro Pieroni, localizado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

Na ocasião, Gomes ministrará a palestra “O uso da radiação gama na desinfestação do acervo do Museu Afro Brasil”.

O evento, gratuito, visa divulgar a técnica de ionização gama para a preservação do patrimônio cultural. Serão apresentadas palestras, estudos de casos e pesquisas desenvolvidas no IPEN. A ideia é integrar todos os envolvidos nas atividades de conservação de acervos culturais com o conhecimento dos benefícios da aplicação da ionização gama.

Também participará do evento o Dr. Laurent Cortella, do ARC-Nucléart, de Grenoble, França.

O "1º Simpósio Internacional sobre Ionização Gama: tecnologia para preservação de acervos" é uma realização do Centro de Tecnologia das Radiações (CETER), com o apoio da Coleção Ivani e Jorge Yunes e Universidade de São Paulo (USP).

Inscrições no link: https://doity.com.br/ionizacao-gama-para-preservacao-de-acervos