Desenhos originais de Marcelo D´Salete são doados ao Museu Afro Brasil

18 de outubro de 2019

Prestes a completar 15 anos de existência, o Museu Afro Brasil recebeu um grande presente este mês. Um não, seis! Trata-se da doação de seis pranchas originais com ilustrações presentes nas premiadas hq´s Encruzilhada (2011), Cumbe (2014) e Angola Janga (2017), todas de autoria do artista Marcelo D´Salete.

Marcelo, aliás, que já trabalhou como educador do Museu Afro Brasil, falou sobre a satisfação de agora ser um dos artistas contemporâneos brasileiros com obras no acervo da instituição: “O Museu Afro Brasil foi uma das minhas principais fontes de pesquisa imagética e bibliográfica para a elaboração dos livros Cumbe e Angola Janga. Por saber da importância desta instituição para formação de público, de novos artistas, curadores e pesquisadores, nas mais diferentes áreas, tenho a satisfação de doar algumas obras originais para o acervo desta instituição”, ressalta o premiado artista.

No total, foram doadas duas pranchas de cada um dos três livros. Produzidas com tintas nankim e acrílica sobre papel cansom, as ilustrações integram as mais premiadas obras do artista, que somente em 2018 ganhou os troféus Eisner Awards, Prêmio Grampo, HQMIX e o Jabuti (categoria História em Quadrinhos), estes três últimos conquistados pelo trabalho desenvolvido em Angola Janga.

Parte das doações, vale lembrar, estiveram recentemente expostas no Museu Afro Brasil dentro da mostra “Marcelo D´Salete - A história negra em quadrinhos”, primeira exposição individual do artista e que reuniu 40 pranchas originais dos desenhos produzidos para os livros Angola Janga (2017) e Cumbe. Além de preencherem uma lacuna no acervo da instituição – estas são as primeiras HQ´s salvaguardadas pelo museu – as doações animaram também outros setores do museu, como o Núcleo de Educação, que já pensa como trabalhar as obras junto aos visitantes.

“Para nós, do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, além do valor inestimável das obras, as doações para a coleção do museu representam uma excelente oportunidade em arte-educação. Durante o período da exposição mencionada, os educadores desenvolveram um conjunto variado de ações educativas inspiradas pelas obras de D’Salete, como visitas temáticas e oficinas. O próprio artista já foi educador no museu, tendo realizado uma pesquisa de mestrado sobre a curadoria de Emanoel Araujo, diretor da instituição. As ilustrações de D’Salete revisitam a história brasileira, complexificam os sujeitos históricos e os processos nos quais se veem enredados, e enfatizam o protagonismo negro, criando possibilidades infinitas para a ação educativa”, afirma Rafael Domingos Oliveira, auxiliar de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Já a coordenadora do Núcleo de Salvaguarda do Museu Afro Brasil, Fátima Faria Gomes, responsável por formalizar a parte burocrática da doação dos originais do artista, ressalta a qualidade técnica da obra de D´Salete: “Esta doação veio complementar e abrilhantar um dos nossos núcleos temáticos, o de Arte Contemporânea. É muito importante poder contar em nosso acervo com obras de um artista que desenvolve seus trabalhos de uma forma única e expressiva, ressaltando o protagonismo do negro na cultura brasileira”, afirmou.

Além dos desenhos, D´Salete também doou a Biblioteca Carolina Maria de Jesus dois exemplares do livro Angola Janga, uma edição em inglês e outra em espanhol. Ambos já se encontram disponíveis para consulta nesta que é uma das mais importantes bibliotecas do país especializada em escravidão, tráfico de escravos e abolição da escravatura na América Latina, Caribe e Estados Unidos.

Arte Contemporânea no Museu Afro Brasil

As doações do artista Marcelo D´Salete passam a integrar o setor de Arte Contemporânea do Museu Afro Brasil, que já conta com importantes obras de um significativo número de artistas negros brasileiros, homens e mulheres, tais como Alex Hornest, Bauer Sá, Edival Ramosa, Emanoel Araujo, Eustáquio Neves, Octávio Araújo, Ronaldo Rego, Rosana Paulino, Sidney Amaral, Washington Silveira, Sônia Gomes, Maria Lídia Magliani, Mestre Didi, Bauer Sá, Tiago Gualberto, Caetano Dias, Mário Cravo Neto, Walter Firmo, Dias Paredes, Jorge dos Anjos, entre outros.