Emanoel Araujo recebe Premio Clarival do Prado Valladares da ABCA

27 de outubro de 2020

O artista plástico, gestor, e diretor curatorial do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, foi condecorado com o Prêmio Clarival do Prado Valladres, da Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

Com o objetivo de homenagear personalidades e instituições que colaboram para a promoção das artes visuais no país, a honraria faz parte das celebrações do Prêmio ABCA de 2019, cuja entrega ocorreu cinco meses após o previsto, em decorrência da pandemia da Covid-19.

O título conferido a Emanoel Araujo é uma celebração de reconhecimento de sua trajetória enquanto artista plástico. Nascido em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, ao longo de anos de carreira o artista produziu mais de cinquenta exposições individuais dentro e fora do país, sendo amplamente reconhecido por público e crítica. Entre suas titulações estão, por exemplo, a medalha de ouro na 3ª Bienal Gráfica de Florença (Itália, 1972), o prêmio APCA de melhor gravador e melhor escultor (São Paulo, 1973 e 1983, respectivamente).

Para além da carreira artística, Emanoel também lecionou na Universidade de Nova York e foi diretor dos museus de Arte da Bahia e da Pinacoteca do Estado de São Paulo, além de ocupar cargo de Secretário Municipal de Cultura (São Paulo, SP). Atualmente, Emanoel Araujo é diretor-curatorial do Museu Afro Brasil, instituição que inaugurou em 2004.

Nas suas próprias palavras, ao receber o Prêmio Clarival do Prado Valladares “volto aos tempos pretéritos, a ele [Clarival], e a ABCA por estar novamente junto de Clarival, que me ensinou que apesar de todos os percalços do Brasil tudo vale a pena!”