Museu Afro Brasil recebe Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

27 de outubro de 2020
É com honra que o Museu Afro Brasil anuncia o recebimento do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, uma das principais honrarias destinada a valorização e defesa dos direitos humanos no país. Em sua 42º edição e concedido anualmente, o prêmio destina-se a profissionais e veículos de comunicação que se destacaram na defesa da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e sociais, bem como na homenagem a personalidades, profissionais e veículos de comunicação que se destacam, ou destacaram na defesa desses valores fundamentais.

A proposta para concessão do título ao Museu Afro Brasil partiu de iniciativa da COJIRA/SP – Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo – que em meio às comemorações dos 190 anos de nascimento do jornalista e advogado abolicionista Luiz Gama, propôs que o título fosse concedido em memória a um dos maiores nomes da história política brasileira e a sua dedicação pelo fim da escravidão.

A escolha do museu como receptáculo do título, portanto, está relacionada a missão institucional de promover e valorizar as contribuições positivas de africanos e afro-brasileiros para a história, cultura e artes nacionais, assim como pela salvaguarda da memória de Luiz Gama nas exposições de longa duração, biblioteca e atividades gerais.

Entregue na sexta-feira, 16 de outubro, estavam presentes na cerimônia de premiação o diretor financeiro do museu, Luiz Henrique Cordeiro, o educador Gabriel Rocha, o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Paulo Zocchi, e a jornalista Cinthia Gomes, representante da COJIRA/SP.

O evento foi gravado e será disponibilizado para público no portal do prêmio.