Museu Afro Brasil conquista premiação da APCA

03 de fevereiro de 2022
O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, conquistou nesta última segunda-feira (31) o prêmio Melhores de 2021 da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria Fotografia, com a exposição Terra em Transe. 

A mostra, que teve a curadoria de Diógenes Moura, contou com a participação de 60 fotógrafos e mais de 600 imagens, destacando períodos importantes da vida nacional como o AI-5 na ditadura militar e o incêndio no Museu Nacional em 2018, passando por manifestações religiosas e as desigualdades sociais do país. 

Para o diretor executivo e curatorial do Museu Afro Brasil, Emanoel Araujo, a conquista do prêmio ressalta a qualidade técnica do trabalho que vem sendo feito à frente da instituição. “A conquista do prêmio de melhor exposição fotográfica pela APCA é um orgulho para nós, que montamos com muito afinco esta exposição, e reafirma o nosso compromisso com a cultura”, disse. 

Já para Diógenes Moura, escritor e curador de fotografia: "O prêmio APCA de Melhor Exposição de Fotografia de 2021 é um prêmio para o Brasil magnífico que existe em cada um de nós. Foi exibida no museu  mais importante do país e mostra como somos imbatíveis em nossa verdadeira criação"

Votaram para a escolha da mostra nesta categoria: Antonio Zago, Bob Sousa, Dalva de Abrantes, José Henrique Fabre Rolim, João J.Spinelli e Silvia Balady.

Terra em Transe foi realizada em parceria com o Fotofestival Solar e teve patrocínio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Cultura.

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro