Museu Afro Brasil promove feira de artes gráficas neste sábado

20 de maio de 2022
Evento integra a Semana Nacional dos Museus e apresentará obras de 20 artistas da periferia de São Paulo

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo, promove neste sábado (21 de maio) das 12h às 17h, a MAB – MARGENS, primeira feira de artes gráficas que reunirá 20 obras de artistas e coletivos da periferia de São Paulo. 

O evento faz parte da programação da 20ª Semana Nacional de Museus que, em 2022, traz o tema “O Poder dos Museus”. A proposta é fazer a reflexão da grande importância de reconhecer o papel dos museus na sociedade brasileira enquanto fomentadores e emancipadores de conhecimento. 

O MAB é uma instituição que assume o compromisso de sempre repensar nesse poder, para assim, recriar outras perspectivas acerca das fronteiras do próprio museu. Diante disso, a feira tem o objetivo de alcançar artistas e suas respectivas produções gráficas que ficam muitas vezes à margem dos museus, oferecendo um espaço de venda e troca de seus trabalhos. 

Localizada na parte externa do equipamento, a feira apresentará prints, toy arts, gravuras, stickers, stencils, bordados, serigrafias, entre outros formatos de artes gráficas. Estarão presentes nomes como Binário Armada, Dani Rampe, Guinho Nascimento, Helo Rodrigues, May Solimar e Roni Evangelista. Entre os coletivos, os destaques são XiloCeasa e a Editora Marginal. Escritores e pesquisadores estarão representados pela Aziza Editora. O evento contará com a presença do Cordel Urbano da Bahia, da artista piauiense Luna Bastos e de Natali Mamani, artista boliviana. O som da feira será comandado pelo DJ Birão. 

O acesso ao evento será livre, sem a necessidade de fazer inscrição. A feira disponibilizará uma oficina de estamparia com o coletivo JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube), que acontecerá gratuitamente a partir das 14h. Para essa atividade, os interessados deverão fazer uma inscrição prévia. Na compra de qualquer obra na MAB – MARGENS, o público receberá um voucher com direito a dois ingressos para entrada no Museu Afro Brasil e concorrerá no fim do evento a uma obra do artista e curador Emanoel Araujo.  

“As expectativas para essa primeira edição da feira são enormes. Temos diversos trabalhos originais que valorizam artistas e coletivos proeminentes das artes gráficas. Queremos estabelecer aproximações e um diálogo potente entre os artistas, o museu e o público. Esperamos que as pessoas compareçam neste sábado para apreciar o evento”, comenta Joyce Farias, pesquisadora do Museu Afro Brasil. 

Informações de exposições, atividades e notícias sobre o museu podem ser encontradas por meio do site www.museuafrobrasil.org.br. O espaço conta também com a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, que contêm em seu acervo mais de 15 mil itens, e o Teatro Ruth de Souza.

SERVIÇO
MAB – MARGENS, primeira feira de artes gráficas 
21 de maio (sábado) – das 12h às 17h
Local: Área externa do Museu Afro Brasil

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro