Ruth de Souza

(Rio de Janeiro, RJ, 12 de maio de 1921)


Ruth de Souza 1Ruth de Souza é reconhecida como uma das principais atrizes brasileiras, de fama nacional e internacional, atuou em teatro, televisão e cinema. Sua sólida carreira foi construída através de dedicação e perseverança, abrindo caminhos para diversos atores negros que até então não tinham espaço, seja no teatro, na televisão ou no cinema brasileiro. 

Ruth Pinto de Souza nasceu em 1921, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, filha de Alaíde Pinto de Souza e Sebastião Joaquim Souza. Ainda muito pequena, foi morar no sítio que o pai tinha em Minas Gerais, lá viveu parte da infância com os pais e os dois irmãos mais novos, Maria e Antônio. 

Quando Ruth tinha nove anos, seu pai faleceu e ela mudou-se para o Rio de Janeiro com a mãe e os irmãos, morando em Copacabana. Nessa época a mãe trabalhava como lavadeira. Na cidade maravilhosa, a pequena encantou-se pelo cinema, sendo que o primeiro filme que assistiu foi “Tarzan, O filho da Selva”.

Acompanhada da mãe, amante da boa música e que sempre prezou e se esforçou ao máximo para conferir aos filhos uma boa educação, também assistiu a espetáculos no Teatro Municipal.

Assim, encantada pelo cinema e pelo teatro, a menina Ruth sonhou em tornar-se uma atriz. Paradoxalmente, habituou-se a ouvir das pessoas que nunca alcançaria seu sonho de atuar, em razão da sua cor de pele. Não havia atores negros na época. Ainda assim, sem se abalar com o que ouvia, Ruth manteve seu sonho de ser uma artista. Sua mãe, dedicada, pedia as costureiras do bairro para fazer os vestidos da filha inspirados nos vestidos das grandes atrizes norte-americanas da época. 

Em 1944, decidida a aprender teatro, mas sem saber por onde começar, Ruth de Souza tomou conhecimento da existência de uma companhia de teatro recém-criada chamada Teatro Experimental do Negro, que na época se reunia na UNE (União Nacional dos Estudantes). O grupo fora criado por Abdias do Nascimento, na intenção de propor uma nova dramaturgia e valorizar os atores afrodescendentes. Na época, se algum grupo precisasse de um personagem negro, era comum pintar de preto um dos atores, já que todos eram brancos. A atriz estreou no primeiro espetáculo do grupo, a peça O Imperador Jones, quando fez o papel de uma escrava. A estreia ocorreu no Teatro Municipal, em 8 de maio de 1945. 

Com o Teatro Experimental do Negro, Ruth ainda interpretou, entre outros espetáculos, Todos os Filhos de Deus Têm Asas e Moleque Sonhador, de Eugene O’Neill, Otelo, de Shakespeare, - quando interpretou Desdêmona ao lado de Abdias do Nascimento – Aruanda, escrita especialmente para o grupo por Joaquim Ribeiro, O Filho Pródigo, escrita por Lúcio Cardoso, também especialmente para o grupo e Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes, encenada em 1956. 

Em 1947, Edmond Bernoudy veio ao Brasil para dirigir o filme “Terra Violenta”, baseado no livro Terra do Sem Fim, de Jorge Amado. Ruth foi escolhida como uma das atrizes do longa-metragem, contracenando com Anselmo Duarte e Grande Otelo. Também no final da década de 40, contracenou com Grande Otelo nos filmes da produtora Atlântida. 

A década de 1950 foi de extrema importância para a carreira da atriz. Em 1950 Ruth de Souza passou um ano nos Estados Unidos, estudando teatro com uma bolsa da Fundação Rockefeller. Ao retornar ao Brasil, a atriz dedicou-se bastante ao cinema, mas também viveu grandes momentos no teatro, como em 1952, quando contracenou com Sérgio Cardoso e Nydia Licia na montagem da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.

No ano seguinte, participou com destaque do filme Sinhá Moça, dirigido por Tom Payne. No filme, produzido pela extinta Vera Cruz Filmes, Ruth de Souza interpretou Sabina, papel que lhe rendeu o premio “Saci”, conferido aos melhores do cinema nacional pelo jornal O Estado de São Paulo e recebido em cerimonia no Teatro Municipal. Pelo mesmo papel, Ruth de Souza concorreu ao prêmio de melhor atriz no renomado Festival de Veneza, ocasião em que a vencedora do prêmio foi a atriz alemã Lilli Palmer. 

Em 1960 Ruth de Souza interpretou nos palcos a escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, na peça O Quarto de Despejo, considerado pela própria atriz um dos trabalhos mais significantes da sua carreira, embora não tenha sido um sucesso de público. Mais tarde, em 1983 ela interpretaria o mesmo papel na televisão, para a série Caso Verdade da Rede Globo, considerado por ela mesma seu melhor trabalho na televisão. 

A partir de 1965, Ruth passou a trabalhar, além do teatro e cinema, na televisão. Primeiro trabalhou nas TVs Tupi e Record. Teve proeminência em novelas da extinta TV Excelsior e mais tarde na TV Globo, onde estreou em 1969. Na rede Globo interpretou, além de minisséries, inúmeras telenovelas, com destaque para A Cabana do Pai Tomás (1969), quando foi protagonista, O Bem Amado (1973), Sinhá Moça (1986), quando mais uma vez contracenou com o amigo Grande Otelo e O Clone (2001).

Em seus depoimentos e entrevistas, Ruth de Souza apresenta-se com extrema elegância e simpatia. Costuma sempre afirmar a sua gratidão a pessoas importantes para a sua carreira de atriz, como o amigo Jorge Amado, o diretor Alberto Cavalcanti (que ela costumava chamar de padrinho), além de Paschoal Carlos Magno, que incentivou sua carreira teatral e a recomendou para a bolsa da Rockefeller Fundation nos Estados Unidos.  

Além de dois Prêmios Saci, por Sinha Moça e Fronteiras do Inferno, Ruth recebeu em 1988 a Comenda do Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco, do então Presidente José Sarney e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Gramado de 2004 pelo filme Filhas do Vento. Sua carreira conta mais de trinta longas-metragens, mais de 25 peças de teatro e cerca de 30 telenovelas. 

Saiba mais +

Fontes e Referências


Foto: 
Luiz Paulo Lima

Bibliografia:
COSTA, Haroldo. Álbum de retratos. Ruth de Souza. Rio de Janeiro: Memória visual: Edições Folha Seca, 2008.   

JESUS, Maria Angela de. Ruth de Souza: a estrela negra. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Internet:
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=cias_biografia&cd_verbete=649

http://globotv.globo.com/rede-globo/video-show/v/saiba-por-onde-anda-a-atriz-ruth-de-souza/2288749/


 

 







BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro