Arthur Timótheo da Costa - Os Dois Irmãos: trajetórias artísticas

1879 – Nascimento do pintor João Timótheo da Costa.

1882 – Nascimento do pintor Arthur Timótheo da Costa. 

1892 – Arthur, aos 10 anos de idade, inicia seu trabalho como aprendiz do cenógrafo italiano Orestes Colliva.

1894 – Graças ao apoio do mecenas Enês de Souza, então diretor da Casa da Moeda, local onde os irmãos adolescentes trabalhavam como aprendizes em desenho e gravação de moedas e selos, ingressam na “Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro” (ENBA). Foram seus professores, entre outros, Henrique Bernardelli, Zeferino da Costa, Daniel Bérard e Rodolfo Amoedo.

1905 – Participaram da “12ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. João fez um retrato do poeta nordestino José Abreu Albano (1882-1923).

1906 – Participaram da “13ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – João ganhou a “menção honrosa” e Arthur a “menção honrosa de 1º grau”. A revista Ilustração Brazileira de Fevereiro de 1921 apontou que “Arthur Timotheo, quebrando a monotonia dos envios usuaes, mandou um quadro de nú, irreverente, mas bem resolvido, que, atrevidamente intitulou ‘Livre de preconceitos’. Enviou também uma cabeça de negro, para a qual servira de modelo o velho Lucio, antigo ‘guayamú’ [“caranguejo-mulato-da-terra”, animal que vive em pântanos; gíria de época para “capoeirista”], de andar ondulante, trazendo sempre no canto da boca grossa uma ‘barata’ [cigarro] prestes a queimar-lhe a beiçola”.

1907 – Participaram da “14ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Arthur fez sua primeira viagem à Europa depois de receber o cobiçado prêmio com a tela “Antes da Aleluia” que lhe deu direito à bolsa de estudos no exterior, prêmio este dado anualmente aos melhores alunos da Escola Nacional de Belas Artes.

(190?) João frequenta aulas de gravura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

1908 – João expôs na “15ª Exposição Geral de Belas Artes”.

1910 – Arthur Thimóteo, juntamente com seu colega também pintor Aníbal Mattos (1886-1969) e outros artistas fundaram a “Juventas”, denominada atualmente (desde 1919) “Sociedade Brasileira de Belas Artes”. 

1910/1911 – Viajou à Europa como membros do grupo contratado pelo governo do Brasil para decorar o pavilhão brasileiro na “Exposição Internacional de Turim” (1911). 
         – João monta atelier em Paris. 
         – Visitaram neste período a França, Suíça e Espanha.  Receberam influências de pintores europeus de destaque como Puvis de Chavannes e Bonnat (João) e técnicas de pintura como o pontilhismo.

1911 – João foi contratado no Brasil para executar a decoração de instituições cariocas de prestígio. Arthur expôs em São Paulo as obras “Idílio”, “Preguiçosa” , “Il Neige”, margens do Senna (Vernon) na “Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes”, no Liceu de Artes e Ofícios.

1912 – Participaram da “19ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Arthur se destacou com a obra “Idílio” e João com o quadro “Trabalhando”.
         – Arthur fez uma exposição individual na Associação dos Empregados do Comércio.

1913 – Participaram da “20ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu a “pequena medalha de prata”.

1914 – Arthur participou da “21ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1918 – Os dois irmãos participaram da “25ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.
1919 – Expuseram na “26ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu a “grande medalha de prata”.

1919 – Ambos participaram da “Exposição Carioca de Gravura e Água-Forte” 

1920 – Apresentaram trabalhos na “27ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu desta vez a “grande medalha de ouro”. Expôs os quadros “Misteriosa” e “Efeitos do sol”, entre outros.  João expôs “estudo de figura”, “Ilha Boa Viagem” e “Auscultando”.
          – integraram grupo que decorou o Salão Nobre do Fluminense Futebol Clube. João continuaria a criar painéis decorativos para esta instituição.

1921 – Participaram da “28ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Esta será a última participação de Arthur. 

1922 – Morte de Arthur Timótheo em 5 de Outubro, vítima de demência paralítica (paralisia geral progressiva), foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier, Rio de Janeiro.

1923 – João participou da “30ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA e incluiu o retrato feito em 1912 por seu irmão Arthur, da pintora Sylvia Meyer (1889-1955), quadro este hoje pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Esta foi a primeira exposição póstuma de Arthur, dentre outras em 1940, 1950, 1987, 1998, 2000, 2001, 2002, 2006, 2008 e 2012 no Museu Afro Brasil e em diversas instituições museológicas).

1925 – João elaborou painéis decorativos para o Salão do Hotel Copacabana Palace e realizou a pintura do teto do Salão Nobre do Palácio Tiradentes (prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). E participou como júri de pintura da 32º. Exposição Geral de Belas Artes na ENBA.

1926 – João participou da “33ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. João expõe no “Salão de Outono” e recebe a “pequena medalha de ouro”. Apresenta os quadros como “No Atelier”, “Estudo de Tronco” e uma cabeça de “Adolescente”.

1927 – João apresentou trabalhos na “34ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1928 – João participou da “35ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1929 – João também expôs na “36ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Nesta ocasião ele apresenta uma pintura com referência a uma história recente (1925) da catástrofe da Ilha do Caju na Baía de Guanabara em que houve uma explosão de produtos inflamáveis numa fábrica. 
         – Juntamente com outros artistas brasileiros João expôs no XI Salão de Rosário, na Argentina, com sua obra “Pousando”. 

1932 – Morte de João Timótheo da Costa. Teve cerca de 7 exposições póstumas, respectivamente em 1979, 1988, 1989, 1993, 2000, 2001, 2008, em diversas instituições museológicas, dentre elas Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, Fundação Bienal (SP), Museu Afro Brasil e Museu Histórico Nacional (RJ).  


Referências
ARAÚJO, Emanoel (org). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo: Imprensa Oficial: Museu Afro Brasil, 2010.  
Architectura Mensario de Arte. (Ano 1, N1, junho de 2009)
ALVES, Gonçalo. Notas do “Salon” - Os irmãos Timotheo da Costa. A Noite, Rio de Janeiro, 30 set. 1912, p. 1. 
BELAS-ARTES - Impressões sobre o salão deste ano - A sessão de pintura. O Jornal, Rjio de Janeiro, 14 ago. 1920, p.3.
COSTA, João Angyone. A inquietação das abelhas. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello e Cia. 1927.
LEITE, José Roberto Teixeira. Pintores Negros dos oitocentos. Editor Emanoel Araújo. São Paulo: Edições K: Motores MWM Brasil, 1988.
________________________. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.  Centro Artístico Juventas, pp.117-118; Sociedade Brasileira de Artes Plásticas, p.484; Tímótheo da Costa, Artur. p.508).

Páginas da Internet acessadas em 22 de Outubro de 2012
http://www.dezenovevinte.net/ 
http://www.itaucultural.org.br
http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Jos%C3%A9++de+Abreu+Albano&ltr=J&id_perso=988 
http://www.iberoamericadigital.net/