Benedito José Tobias - Comentários Críticos

O artista plástico José M. Silva neves, integrante do conselho fiscal, primeiro a assumir a secretária e um dos fundadores da Associação Paulista de Belas Artes (APBA) afirmou a respeito e Benedito José Tobias que: “Numa vida inquieta e estabanada, desperdiça seu talento e a fortuna em imóveis e terrenos que herdara dos pais, passando então a viver exclusivamente de sua arte. Nessa quadra de sua existência, sentiu toda a dolorosa beleza da vida, sentindo as harmonias do pobre, do barato, a beleza dos atos vulgares, conhecendo as pequenas e as grandes misérias, olhava tudo com olhar compassivo, tendo pelas franquezas dos outros suma tolerância sem igual. Estava embriagado como licor da vida. Mas a pintura era sua preocupação dominante. Por ela sofreu humilhações e duras desilusões.”

Quanto a Benedito José Tobias e Benedito José de Andrade, pouco se investigou sobre suas obras. De Tobias, além do que se conhece – os pequenos retratos de negros e negras executados a óleo sobre madeira ou a guache sobre papel, com maestria e com uma certa tensão expressionista – há algumas pinturas de paisagens, de onde surgiria um belo pintor perdido pelas agruras da vida de severos tempos.

In: (ARAUJO, Emanoel. Negros pintores. Arquitextos, São Paulo, 09.100, Vitruvius, set 2008 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/09.100/107).
 
O Jornalista Luis Nassif tece o seguinte comentário biográfico e artístico do pintor: “Nascido em São Paulo em 1894, Benedito José Tobias produziu sua obra entre as décadas de 30 e 40, na capital paulista. O artista tem a obra ainda pouco pesquisada, apesar da qualidade de seus trabalhos.
Teve uma vida inquieta. Gastou praticamente tudo que herdara dos pais, passando a viver exclusivamente de sua arte. Neste momento de sua vida, volta o olhar para o pobre e para a beleza dos atos vulgares, o que influenciou bastante sua obra.

Embora tenha recebido vários prêmios e trabalhado num período de efervescência cultural, Tobias permaneceu longo tempo quase desconhecido. Do autor, o que se conhece são pequenos retratos de negros e negras, executados a óleo sobre madeira, ou guache sobre papel. Há ainda algumas pinturas de paisagens. Todos os seus quadros têm um certo tom expressionista”.

In: (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-pintores-negros-benedito-jose-tobias). Publicado em 22/04/2011. Acessado em 23/11/2011.