Edival Formosa de Andrade - Comentários críticos

“Emanoel Araujo, Rubem Valentim, Edival Ramosa e Sidney Lizardo – seus trabalhos proclamam sua realeza criadora com certos estilos, escolas e processos nas artes visuais enquanto encormporam elementos ancestrais. Eles enfatizam uma crença estética (antes elementos visuais da linha, cor, forma e textura) que um conteúdo narrativo e/ou figurativo. Ao mesmo tempo, as referencias e heranças africanas ou negras estão presentes de modo evidente...”

In: DREWAL, Henry. exhibition catalogues: Introspectives: Contemporary Art By Americans and Brazilians of African Descent. Los Angeles: The California Afro-American Museum, 1989.

“Abraham Palatnik e Edival Ramosa, duas gerações voltadas para a geometria no que ela tem de mais lúdico: o movimento e a cor. O objeto cilíndrico em acrílico de Ramosa, uma espécie de arco-íris contra o espelho, dobra a idéia da forma, o que produz um movimento tridimensional...”

In: ARAUJO, E. Viva a Cultura Viva do Povo Brasileiro. São Paulo: Museu Afro Brasil, Secretaria de Cultura, 2006. P. 55 [Catálogo de Exposição]

“Ramos quer capaturar a geometria dos sentimentos, fazer algo sólido, maciço e permanente de emoções fugazes como a alegria, ou o êxtase ou a euforia passageira e efêmera. Em “Brinquedo para Leonardo”, blocos e rodas como discos que podem parecer mera bases para brinquedos, mas ele quer fazer algo formidável com as emoções associadas aos brinquedos”

In: Camberra/Australia (Elwyn Lynn – “The Bulletin” – Dez./1968) Apud: http://edivalramosa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5&Itemid=7