Mestre Didi - Publicações

1946 – Yorubá Tal Qual se Fala, dicionário e vocabulário yorubá-português. Editora e Livraria Moderna, Salvador – BA.

1961 –
Contos Negros da Bahia, com prefácio de Jorge Amado e ilustrações de Carybé, editado pela G.R.D.; Rio de Janeiro – RJ.
1962 – Axé Opô Afonjá, com notas do professor Roger Bastide e prefácio de Pierre Verger, editado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro – RJ.
1963 - Contos de Nagô, com ilustrações de Carybé, editado pela G.R.D, Rio de Janeiro – RJ.
1966 - Porque Oxalá usa Ekodidé, com ilustrações de Lênio Braga, Edições Cavalheiros da Lua, Salvador – BA.
1967 – West African Rituals and Sacred Art in Brazil em coautoria de Juana Elbein dos Santos, editado pelo Instituto of African Studies, da Universidade de Ibadan, Nigéria.
1968 - “Um Negro Baiano em Ketu”  - Editado pelo Jornal A Tarde, Salvador – BA.
1969 – “Ancestor Worship in Bahia: the egun cult”, em coautoria com Juana Elbein dos Santos, editado pelo Jornal des Americanistes, nº LVIII, Societés des Americanistes, Paris, França.

1971
- Eshu Bara Laroyê: a comparative study, pelo Instituto of African Studies, da Universidade de Ibadan, Nigéria.
1973 - “Eshu Bara: principle of individual life in the nagô system”, em coautoria com Juana Elbein dos Santos, na coletânea La notion de Personne em Afrique Noire, editada pelo Centro National de Recherche Scientifique, Paris, França.
1977 - “Religião e Cultura Negra” na coletânea África na América Latina, editada pela UNESCO e pela Siglo XXI Editores.

– Contos de Mestre Didi, editada pela Codecri, Rio de Janeiro – RJ.
1982 – Edição fac-similiar de Porque Oxalá usa Ekodidé, editado pela Fundação Cultural do estado, Salvador – Bahia.
1985 – “The Nago Culture in Brazil: memory and Continuity” , em coautoria com Juana Elbein dos Santos, na coletânea African Studies, editada pela UNESCO. Paris, França.
1987 – Xangô, el guerrero Conquistador y otros cuentos da Bahia, editado por Editores SD, Buenos Aires, Argentina.
1987 - Contes Noires de Bahia (Brésil), editado por Editions Karthala, Paris, França.
1988 - Mito da criação do Mundo, com nove litogravuras de Adão Pinheiro, editado pela Massangana, Recife, Pernambuco.
1988 – Sala especial A Presença do Sagrado na escultura de Mestre Didi no Congresso Internacional de Escravidão, Universidade de São Paulo, São Paulo.
1989 – História de um Terreiro Nagô, editado pela Max Limonad, São Paulo.
1994 – História de um Terreiro Nagô (versão revisada e ampliada), editado pela Carthago e uma 2ª edição pela Forte Editora, São Paulo.

- Contos Negros da Bahia e Contos de Nagô. Editora Corrupio, Salvador, Bahia.