Jorge dos Anjos

(Ouro Preto/ MG, 1956)

Desenhista, pintor e escultor, nascido em Ouro Preto, MG. Iniciou cedo seus estudos na Fundação de Arte de Ouro Preto. Aluno de Amilcar de Castro, Ana Amélia e Nello Nuno, fez cursos de desenho, gravura, pintura e escultura. Realizou várias exposições individuais e coletivas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, obtendo expressivos prêmios em salões de arte nacionais. Suas obras integram o acervo de museus de Belo Horizonte e importantes coleções particulares do Brasil e no exterior. Extremamente versátil, produz esculturas em madeira e ferro, pinturas, aquarelas e objetos. Suas esculturas e painéis estão em significativas obras de arquitetura contemporânea de Belo Horizonte e suas luminárias e totens – pinturas sobre cestas de taquara – decoram casas e hotéis, figurando nas melhores revistas de design e decoração do Brasil e do exterior. Publico, em 1988 em parceria com Álvaro Andrade Garcia, o livro de desenhos e poemas intitulado  Visagens e, em 2002, o livro  Caderno de Pele e de Pelo, com Guiomar de Grammont e Guilherme Mansur.