João Timótheo da Costa - Os Dois Irmãos: trajetórias artísticas

1879 – Nascimento do pintor João Timótheo da Costa.

1882 –
Nascimento do pintor Arthur Timótheo da Costa.

1892 – Arthur, aos 10 anos de idade, inicia seu trabalho como aprendiz do cenógrafo italiano Orestes Colliva.

1894 – Graças ao apoio do mecenas Enês de Souza, então diretor da Casa da Moeda, local onde os irmãos adolescentes trabalhavam como aprendizes em desenho e gravação de moedas e selos, ingressam na “Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro” (ENBA). Foram seus professores, entre outros, Henrique Bernardelli, Zeferino da Costa, Daniel Bérard e Rodolfo Amoedo.

1905 – Participaram da “12ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. João fez um retrato do poeta nordestino José Abreu Albano (1882-1923).

1906 – Participaram da “13ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – João ganhou a “menção honrosa” e Arthur a “menção honrosa de 1º grau”. A revista Ilustração Brazileira de Fevereiro de 1921 apontou que “Arthur Timotheo, quebrando a monotonia dos envios usuaes, mandou um quadro de nú, irreverente, mas bem resolvido, que, atrevidamente intitulou ‘Livre de preconceitos’. Enviou também uma cabeça de negro, para a qual servira de modelo o velho Lucio, antigo ‘guayamú’ [“caranguejo-mulato-da-terra”, animal que vive em pântanos; gíria de época para “capoeirista”], de andar ondulante, trazendo sempre no canto da boca grossa uma ‘barata’ [cigarro] prestes a queimar-lhe a beiçola”.

1907 – Participaram da “14ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Arthur fez sua primeira viagem à Europa depois de receber o cobiçado prêmio com a tela “Antes da Aleluia” que lhe deu direito à bolsa de estudos no exterior, prêmio este dado anualmente aos melhores alunos da Escola Nacional de Belas Artes.

(190?) - João frequenta aulas de gravura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.

1908 – João expôs na “15ª Exposição Geral de Belas Artes”.

1910 – Arthur Thimóteo, juntamente com seu colega também pintor Aníbal Mattos (1886-1969) e outros artistas fundaram a “Juventas”, denominada atualmente (desde 1919) “Sociedade Brasileira de Belas Artes”.

1910/1911 – Viajou à Europa como membros do grupo contratado pelo governo do Brasil para decorar o pavilhão brasileiro na “Exposição Internacional de Turim” (1911).
         – João monta atelier em Paris.
         – Visitaram neste período a França, Suíça e Espanha.  Receberam influências de pintores europeus de destaque como Puvis de Chavannes e Bonnat (João) e técnicas de pintura como o pontilhismo.

1911 – João foi contratado no Brasil para executar a decoração de instituições cariocas de prestígio. Arthur expôs em São Paulo as obras “Idílio”, “Preguiçosa” , “Il Neige”, margens do Senna (Vernon) na “Primeira Exposição Brasileira de Belas Artes”, no Liceu de Artes e Ofícios.

1912 – Participaram da “19ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Arthur se destacou com a obra “Idílio” e João com o quadro “Trabalhando”.
         – Arthur fez uma exposição individual na Associação dos Empregados do Comércio.

1913 – Participaram da “20ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu a “pequena medalha de prata”.

1914 – Arthur participou da “21ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1918 – Os dois irmãos participaram da “25ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1919 – Expuseram na “26ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu a “grande medalha de prata”.

1919 – Ambos participaram da “Exposição Carioca de Gravura e Água-Forte”

1920 – Apresentaram trabalhos na “27ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA – Arthur recebeu desta vez a “grande medalha de ouro”. Expôs os quadros “Misteriosa” e “Efeitos do sol”, entre outros.  João expôs “estudo de figura”, “Ilha Boa Viagem” e “Auscultando”.
          – integraram grupo que decorou o Salão Nobre do Fluminense Futebol Clube. João continuaria a criar painéis decorativos para esta instituição.

1921 – Participaram da “28ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. Esta será a última participação de Arthur.

1922 – Morte de Arthur Timótheo em 5 de Outubro, vítima de demência paralítica (paralisia geral progressiva), foi enterrado no cemitério São Francisco Xavier, Rio de Janeiro.

1923 – João participou da “30ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA e incluiu o retrato feito em 1912 por seu irmão Arthur, da pintora Sylvia Meyer (1889-1955), quadro este hoje pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Esta foi a primeira exposição póstuma de Arthur, dentre outras em 1940, 1950, 1987, 1998, 2000, 2001, 2002, 2006, 2008 e 2012 no Museu Afro Brasil e em diversas instituições museológicas).

1925 – João elaborou painéis decorativos para o Salão do Hotel Copacabana Palace e realizou a pintura do teto do Salão Nobre do Palácio Tiradentes (prédio da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro). E participou como júri de pintura da 32º. Exposição Geral de Belas Artes na ENBA.

1926 – João participou da “33ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA. João expõe no “Salão de Outono” e recebe a “pequena medalha de ouro”. Apresenta os quadros como “No Atelier”, “Estudo de Tronco” e uma cabeça de “Adolescente”.

1927 – João apresentou trabalhos na “34ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.

1928 – João participou da “35ª Exposição Geral de Belas Artes”, na ENBA.