Cubismo



Cubismo, do termo francês “cube” - “Cubo”, diz respeito a modificações estéticas promovidas por artistas do período modernista sendo o espanhol radicado na França Pablo Picasso (1881-1973) seu expoente principal. Com relação à origem do nome “cubismo”, o crítico de arte  Louis Chassevent num artigo já em 1906 imprime o termo “cubo de cores” (cubes de couleurs) para se referir ao geometrismo do artista Jean Metzinger (1883-1956), que faria parte do grupo assim denominado posteriormente.  Um ponto pacífico dentro da história da arte moderna remete as origens dessas modificações estéticas iniciadas por Cézanne (1839-1906) cerca de trinta anos antes – introduzindo uma contra tendência em relação aos parâmetros acadêmicos. Cézanne faz experimentos com a geometrização das figuras, reduzindo-as às suas formas mais básicas, dentre essas, faz uma utilização sutil do que se identificou como o cilindro, a esfera e o cone.

George Braque (1882-1963) juntamente com Picasso, foram os verdadeiros criadores do cubismo, que no ano seguinte à morte de Cézanne “o pai de todos nós”, como reconheceu Picasso, iniciaram a produção de obras com influências diretas do mestre Cézanne. A geometrização das formas e dos volumes é levada ao extremo a partir dos anos de 1907 e 1909, seguido de outros artistas que ficaram conhecido como “cubistas” (Andre Lhote, Jean Metzinger,  Fernand Léger e outros). Picasso teve uma fase com forte influência formal da Arte Africana, sobretudo a partir das máscaras que vira no antigo Museu do Trocadero em Paris. Esta fase do artista ficou conhecida como “Período Africano” de Picasso. E a pintura Les Demoiselles d'Avignon ou Bordel d'Avignon, 1907, com imagens de mulheres com rostos de “máscaras” geometrizadas passou a figurar na história da arte como momento inaugural do cubismo.

 

Fontes de pesquisa:

DUPUIS-LABBÉ, D., NEVES, P. & SILVA. Picasso na oca : uma retrospectiva / Dominique Dupuis-Labbé, org.;São Paulo : BrasilConnects, 2004. [Catálogo de Exposição de 28 jan. a 09 de maio 2004).

ROBBINS, D. Albert Gleizes 1881-1953, A Retrospective Exhibition, édité par The Solomon R. Guggenheim Foundation, New York, 1964, [ Musée national d'art moderne, Paris, Museum am Ostwall, Dortmund].

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (MAC/USP). Cubistas e futuristas. fotos Otto Stuoakoff e German Lorca. São Paulo: Museu de Arte Contemporanea, 1965.

RUBIN, W. Picasso et Braque : l'invention du cubisme, Paris, Flammarion, 1990.

SILVA, Renato Araújo da. Arte Afro-Brasileira: altos e baixos de um conceito. São Paulo: Ferreavox, 2016. Disponível em:

https://drive.google.com/open?id=0B9wUkEM8utvwbGI1aDk0VjRtaGs