Albuquerque Mendes

Albuquerque Foto(1953)

O artista trocou os estudos de Engenharia Civil pelo curso de Artes Plásticas na Universidade de Coimbra. Na década de 1970, Albuquerque Mendes desenvolve a primeira performance/ritual em Portugal. Mendes ganhou grande visibilidade internacional com suas performances, tendo participado em alguns dos mais importantes festivais do gênero, como na França, no Centro Georges Pompidou, em Paris, e no Simpósio de Lyon, Alemanha, Países Baixos, ao lado de artistas como Joseph Beuys, Wolf Vostell ou Orlan. Em 1977, durante o congresso da Associação Internacional de Críticos de Arte, o artista ganhou notoriedade e passou a ocupar importante e reconhecido lugar nas artes portuguesas, com participação em inúmeras exposições individuais e coletivas. Em Portugal, junto com Gerardo Burmester, Albuquerque Mendes fundou a Associação Arte Espaço Lusitano com o objetivo de divulgar a arte portuguesa. O espaço mostra importantes exposições, sempre aliadas a um valor performático, como "Os retratos de Marcel Duchamp" e "Os Frequentadores do Cabaret Voltaire". Realizou 25 exposições individuais, dentre elas 10 ocorreram no Brasil e participou de cerca de 15 exposições coletivas, dentre as quais se destacam a “III Bienal de Arte da Fundação Cupertino de Miranda de Famalicão”, Museu da Guarda, Guarda, Portugal (2000); “Porto 60/70, Os Artistas e a Cidade”, Museu de Serralves, Porto, Portugal (2001); “Os quatro elementos”, Casa Municipal de Cultura, Cantanhede, Portugal (2002) ; "The Painting and the contexts of history of art" Albuquerque Mendes - Djordje Ozbolt, The Mews Project Space, Londres (2010).