Helena Almeida

imgunavailable(1934)

Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (ESBAL), 1955. Filha do escultor modernista Leopoldo de Almeida (1898-1975), aos 27 anos a artista estreou na II Exposição de Artes Plásticas, promovida pela fundação Calouste Gulbekian (1961). Seis anos depois, sua primeira exposição individual viria a ocorrer na Galeria Buchholz, em Lisboa (1967). Desde então, Helena de Almeida tem apresentado centenas de vezes os seus trabalhos em inúmeras instituições museológicas nos seus mais de 50 anos carreira. Desde sua primeira coletiva no exterior com a exposição “45 Pintores Portugueses”, Barcelona, Espanha em 1973 e a sua primeira individual em Berna na Suíça, na Galeria e+o Frederich, em 1978, Helena de Almeida expôs em países como França, Alemanha, Sérvia, Itália, EUA, Bélgica, Eslovênia, Japão, Noruega, Inglaterra, Hungria, Áustria, Irlanda, Brasil, entre outros. Trabalha com as linguagens da instalação, pintura, desenho, gravura e escultura, mas o registro fotográfico, em particular os que envolvem imagens de auto-representação. Suas obras participam de um grande número de coleções particulares e públicas em Portugal e no Mundo.