JUNHO / 2019




Visita para grupos espontâneos 
02, 16, 23 e 30 de Junho (domingos), às 14h00

Neste domingo, as visitas para o público espontâneo terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva afro-brasileira.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: Para participar, basta chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.




Visita Temática “Festas e Festejos: a presença africana no ciclo junino”

15 de Junho (sábado), às 14h00

Junho é um mês de muitas festas! Ao longo deste mês, diferentes regiões do Brasil expressam suas cores, ritos e histórias por meio de muita dança, música e culinária. Quais as origens dessas manifestações culturais? Para encerrar o mês, venha conhecer aspectos presentes na festa junina em todo o Brasil como: Mastro de Santo, fogueira, santos juninos, danças juninas e descubra a relação entre eles e as matrizes africanas. 

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: https://forms.gle/RspZ1tSSy7dyF8Rs9




Encontro com professores: Oficina Impressões da Cor - “Festas e Festejos: A presença africana no ciclo junino”

22 de Junho (sábado), às 14h00

Em diálogo com a visita temática “Festas e Festejos”, oferecida no dia 15 de junho, professoras e professores são convidados a participar de uma vivência artística. A proposta envolve desenho, gravação em matriz e impressão em cores que resultam na produção coletiva de um painel. A atividade propõe uma conversa com educadores e professores a respeito da prática educativa a partir da oficina. 

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: https://forms.gle/kAfmRgSg35STiWyD6




“Aos Pés do Baobá”

29 de Junho (sábado), às 11h30

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer histórias africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: https://forms.gle/hBL1LisjynRQKc9d8  




Visita para Acessibilidade “Percursos Sensíveis

29 de Junho (sábado), às 14h00

Esta visita tem como foco a exposição de longa duração, que será mediada por meio dos sentidos e da percepção de cada visitante. Experiências táteis, sonoras e corporais possibilitarão ao visitante conhecer a história, memória e arte brasileiras na perspectiva afro-brasileira. Esta visita é uma ação do Programa de Acessibilidade Singular Plural.
.

Atividade gratuita
Público-alvo: Livre
Duração: 1h30
Inscrições: https://forms.gle/qBpqM7VvLX3z8V9KA



OBS: As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas de todas as idades. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Duração: 1h30

Aos domingos, o Museu Afro Brasil é pago, valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no endereço www.museuafrobrasil.org.br
BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro