clique aqui para as atividades que necessitam de inscrição prévia 

FEVEREIRO 


01 de fevereiro, das 15h às 16h30
Oficina-Cortejo Festa de Iemanjá
A atividade conduzirá os participantes ao contato com o universo de Iemanjá a partir de atividades artísticas, bate-papo e de um cortejo pelo Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, em celebração à orixá. A atividade será ministrada pela artista e educadora May Agontinmé, do Núcleo de Educação do museu, que, em suas produções, retoma a identidade negra de imagens votivas, como Iemanjá.
Mediação: May Agontinmé, Artista Visual.

Gratuito | Inscrições 

11 de fevereiro, às 11h 
Oficina Máscaras de Carnaval
Para a programação de férias do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo será oferecida uma oficina explorando o repertório do carnaval de rua, que é uma das temáticas tratada na Exposição de Longa Duração do museu. O público poderá confeccionar suas próprias máscaras no final de semana que antecede a grande festa popular, experimentando técnicas diversas.

Gratuito | Inscrições  


VIRTUAL - 24h online

Tour Virtual "Museu Afro Brasil - Google Arts and Culture"

Apresentação do acervo digitalizado do Museu Afro Brasil, em parceria com o Google, a partir de onze exposições: "Museu Afro Brasil", "Os irmãos Timótheo", "Sidney Amaral", "Arte, Adorno", "Espírito da África
Fotografias de Alfred Weidinger", "Irmandade da Boa Morte", "Panos e tapas", "Irmãs da Boa Morte, Egun e bonecos de Orishás: religiosidade afro-brasileira", "Dsigner e Tecnologia na Escravidão", "O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras" e "Ibejis e a Infância Negra".
Clique aqui

Exposição virtual "África no MAB"

Apresentação da coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e de conteúdos produzidos a partir deste acervo.
Clique aqui 

Exposição virtual "Universo Gueledé"

A exposição "Universo Gueledé" apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. A exibição compõe o projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil por meio digital, iniciado em 2021 e conta com atividades de leituras de obras vinculadas à exposição. 
Clique aqui






BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro