Foram os homens e as mulheres negras que construíram a identidade nacional: vidas negras do Brasil

O Museu Afro Brasil instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo inaugura nesse sábado, 19 de dezembro, uma exposição em homenagem a João Alberto Silveira Freitas, homem negro brutalmente assassinado em um supermercado da rede Carrefour de Porto Alegre (RS). 

Intitulada Foram os homens e as mulheres negras que construíram a identidade nacional: vidas negras do Brasil a mostra conta com os trabalhos e seis artistas plásticos que gravitaram a faixada externa da instituição, localizada no Parque Ibirapuera, em São Paulo. 

Questionando o racismo, a violência e as desigualdades do país, a exposição concebida por Emanoel Araujo faz, além de um protesto evidente, a reafirmação positiva das contribuições negras para a formação da sociedade brasileira, cumprindo uma agenda compromissada com a superação do racismo e a promoção dos Direitos Humanos no país. Entre os artistas envolvidos estão, por exemplo: Kika, Diego Mouro e Zeh Palito; juntos eles pintaram obras que reconstituem em cores e formas plurais, um cenário de engajamento e alteridade no museu.

A mostra também faz uma importante saudação aos nove jovens assassinados pela polícia numa comunidade de Paraísópolis, em São Paulo, no ano de 2019..