clique aqui para as atividades que necessitam de inscrição prévia 

ABRIL 

06 de abril, às 11h 
ENCONTRO COM O ARTISTA DIEGO MOURO E O CURADOR CLAUDINEI ROBERTO DA SILVA
Para marcar o encerramento da exposição Povoada, convidamos você para este encontro onde artista e curador irão partilhar reflexões sobre os caminhos da arte, desde as técnicas empregadas em sua elaboração, aos movimentos artísticos e sua conexão à constituição de nossa identidade afro-brasileira

Inscreva-se 

13 de abril, às 14h 
OFICINA PARA FAMÍLIA - IMAGENS QUE CONTAM HISTÓRIAS
Nesta oficina, mergulharemos em narrativas biográficas e autorais, além de explorar o fascinante mundo da natureza morta, gênero artístico que representa objetos inanimados, como frutas, flores e utensílios. Inspirados pela exposição “As Vidas da Natureza Morta”, exploraremos artistas e suas obras, desde os clássicos até os contemporâneos, em atividades como Observação Lúdica, Reprodução de Desenhos e Roda de partilha.

Inscreva-se 

27 de abril, às 14h 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS: AOS PÉS DO BAOBÁ, COM EDINHO SANTOS
Nessa edição teremos histórias contadas em LIBRAS pelo poeta, slammer, ator, educador e contador de histórias, Edinho Santos. Por meio da Língua Brasileira de Sinais e utilizando-se de recursos do jogo e da brincadeira, Edinho irá contar histórias sobretudo do universo infanto juvenil, ambientadas nas culturas africanas e afro-brasileiras.

Inscreva-se

EXPOSIÇÃO VIRTUAL - 24H ONLINE

Exposição: “Quilombo São Pedro”
Visite o “Quilombo São Pedro” na exposição virtual resultante da parceria entre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo e a Associação dos Remanescentes de Quilombo de São Pedro, para a campanha “Celebre o Brasil Negro”, do Google Arts & Culture, site que oferece visitas virtuais gratuitas a alguns dos maiores museus do mundo.
Demais imagens que têm obras, nesse caso: a do curso de Agentes de Turismo e a do Webnário da Educação (Zumbi)
Seria importante inserir dados da obra além do crédito do fotógrafo (pelo menos nome do/a artista e da obra)
Caso fique pouco tempo para obter esses dados e rediagramar o layout, podemos manter assim nessa, mas vamos sempre colocar nome da/o artista e da obra em fotos de divulgação nas quais apareçam obras, por favor.  
Clique aqui

Tour Virtual "Museu Afro Brasil - Google Arts and Culture"

Apresentação do acervo digitalizado do Museu Afro Brasil, em parceria com o Google, a partir de onze exposições: "Museu Afro Brasil", "Os irmãos Timótheo", "Sidney Amaral", "Arte, Adorno", "Espírito da África Fotografias de Alfred Weidinger", "Irmandade da Boa Morte", "Panos e tapas", "Irmãs da Boa Morte, Egun e bonecos de Orishás: religiosidade afro-brasileira", "Dsigner e Tecnologia na Escravidão", "O Maracatu e o Guerreiro de Alagoas: festividades afro-brasileiras" e "Ibejis e a Infância Negra".
Clique aqui


Exposição "África no MAB"

Apresentação da coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e de conteúdos produzidos a partir deste acervo.
Clique aqui 

Exposição "Universo Gueledé"

A exposição "Universo Gueledé" apresenta as máscaras Gueledés, tradicionais e contemporâneas, que compõem a coleção de arte africana do Museu Afro Brasil e que, juntamente com as Egungun e as Epa, são as mais populares entre o povo iorubá. A exibição compõe o projeto de disponibilização online do acervo do Museu Afro Brasil por meio digital, iniciado em 2021 e conta com atividades de leituras de obras vinculadas à exposição.
Clique aqui

 



BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro