A Associação Museu Afro Brasil (AMAB), entidade responsável pela gestão do Museu Afro Brasil, é uma instituição privada de caráter público, sem fins lucrativos que atua na execução da política cultural alinhada às diretrizes estabelecidas pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM). 

Constituída em 08 de dezembro de 2004, inicialmente denominada Fundação da Associação dos Amigos do Museu Afro Brasil, a instituição fora criada para gerir o Museu Afro Brasil inaugurado em outubro do mesmo ano.

Em 18 de outubro de 2005 a Associação passa a configurar-se juridicamente como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP.

A partir de 2009 passa por nova reformulação em sua natureza jurídica qualificando-se como Organização Social de Cultura (OSC) [1], subordinando-se à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo por meio do Contrato de Gestão celebrado junto ao governo Estadual.


Missão:
Promover o reconhecimento, valorização e preservação da arte, da história e da memória cultural brasileira, tendo como referência a presença indígena, afro-brasileira e africana.

Visão:
Ser organização de referência na concepção, implantação e gestão de projetos, instituições culturais e educativas voltadas à cultura brasileira, africana e afro-atlântica.
 


___________________________________________________________________________________

[1] Organizações Sociais de Cultura: A gestão de equipamentos culturais públicos em parceria com Organizações Sociais de Cultura é um modelo de administração previsto na Lei Complementar n° 846/98, da gestão do governador Mário Covas, que permite transformar instituições sem fins lucrativos, que já atuem na área cultural, em Organizações Sociais, transferindo a elas a responsabilidade da gestão de espaços públicos antes geridos pela Secretaria de Estado da Cultura. Uma OSC não tem a posse de um espaço público, ela é apenas a responsável por sua  administração, que é feita sob a fiscalização de um Conselho de Administração e Fiscal, com base em um Contrato de Gestão. Saiba mais Legislação aplicada às Organizações Sociais de Cultura.

 

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro