Roteiros de visitas temáticas

Os roteiros publicados pelo Núcleo de Educação tem como objetivo sugerir aos visitantes possíveis percursos que podem ser realizados durante uma visita. Esse material pode ser também utilizado como referência para a preparação de uma visita ou como ponto de partida para o aprofundamento de reflexões após uma visita, seja ela orientada ou espontânea, na exposição de longa duração ou em uma exposição temporária.

Exposição de Longa duração

27 de julho de 2015

A presença de artistas africanos no universo das artes contemporâneas desempenha um papel importante tanto na revisão de antigos modelos de controle do discurso quanto no questionamento de uma hegemonia cultural ocidental que, por vezes, tende a limitar o reconhecimento da constante transformação pela qual passa o continente e também sua produção estética.

O panorama desta exposição, apresentado neste roteiro, revela uma diversidade de temas, de processos de criação e de resultados plásticos no trabalho de artistas que questionam, renovam e instigam a arte contemporânea a se rever, a se ampliar e a se abrir a novos critérios e contornos de desenvolvimentos artísticos e seus respectivos debates.

Muitos artistas encontraram em seus trabalhos maneira de expressar temas relativos ao colonialismo e ao período pós-colonial, imigrações, identidade; todos, porém, encontraram espaço para o desenvolvimento de processos sofisticados e com resultados plásticos notáveis. Entre Olhos sobre Telas, Tecendo Tramas e Arte além da Arte. Qual caminho você escolhe?

Exposições Temporárias

Roteiros Temáticos

CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD

Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e inaugurado em 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil nasceu por iniciativa do artista plástico e curador Emanoel Araujo, a partir da doação de sua coleção particular.