SETEMBRO


03 de setembro (sábado), às 14h00
Oficina “Bumba, meu boi!” 
A oficina “Bumba, meu Boi!” tem como objetivo aproximar os visitantes do processo artístico e do imaginário coletivo presente nos folguedos do Bumba-meu-boi, um dos mais tradicionais do Brasil, a partir da confecção e ornamentação de um “couro” de boi.  

A oficina tem duração de 2h30 e será realizada com no mínimo 5 e, no máximo, 15 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Crianças devem estar acompanhadas por um responsável. Atividade gratuita.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

04, 11, 18, 25 de setembro (domingo), às 14h00
Visitas para grupos espontâneos 
Neste domingo, as visitas atenderão ao público espontâneo e terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte nacional a partir da perspectiva afro- brasileira. 

As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.
Neste dia, o Museu Afro Brasil é pago, clique aqui para valores dos ingressos e política de gratuidade.

10 de setembro (sábado), às 14h00
Pau-a-pique na paisagem paulistana: conhecimento, técnica e sustentabilidade.
Após uma visita à exposição de longa duração, tendo como foco espaços relacionados a tipos de técnicas construtivas utilizadas no Brasil, o público será convidado a conhecer o processo de manufatura do pau-a-pique por meio da realização de pequenas casas utilizando papelão, caixa, argila e palha, folhas e gravetos. 

A oficina mais a visita têm duração de 3 horas e será realizada com no mínimo 5 e, no máximo, 15 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

17 de setembro (sábado), às 14h00
Visitas para grupos espontâneos
Neste final de semana, as visitas atenderão ao público espontâneo e terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte nacional a partir da perspectiva afro- brasileira.

As visitas aos finais de semana têm duração de 1h15 são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. 
Neste dia, o Museu Afro Brasil é pago, clique aqui para valores dos ingressos e política de gratuidade.

23 de setembro (sexta), às 13h30
 Abayomi (Primavera de Museus)
Como parte da programação da 10ª Primavera de Museus, com tema “Museus, Memórias e Economia da Cultura”, o Núcleo de Educação realizará a oficina de criação de bonecas Abayomi. Ao longo da atividade, haverá uma reflexão sobre as possibilidades de comercialização no mercado da economia solidária, a partir da experiência com grupos de acessibilidade atendidos no Programa Singular Plural.

A oficina têm duração de 2 horas e são realizadas com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Público-alvo a partir de 7 anos, as crianças devem estar acompanhadas por responsável. 
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br 

24 de setembro (sábado), às 11h00
Aos Pés do Baobá
Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. 
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

14h00 Oficina Ngoma
Nesta oficina, a partir de uma visita a exposição de longa duração, os participantes aprenderão a confeccionar tambores com materiais de fácil manipulação (PVC e fita adesiva). Em seguida, serão desafiados a experimentar as potencialidades desse instrumento improvisado para conhecer e experimentar palavras, movimentos, músicas e brincadeiras congolesas.

A oficina tem duração de 2 horas e será realizada com no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita. Público-alvo: infanto-juvenil, a partir de 7 anos acompanhados por responsável.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br


BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro