Março - 2017



Visitas "Mulheres Negras"
05 de Março (domingo), às 14h00
12 de março (domingo), às 14h00 
19 de março (domingo), às 14h00 
26 de março (domingo), às 14h00

Ao longo do mês de março serão realizadas visitas à exposição de longa duração com foco na presença de mulheres negras no acervo do Museu Afro Brasil. Silenciadas e por vezes esquecidas pela história oficial, neste percurso, os visitantes serão direcionados a perceber a importância e a contribuição histórica de mulheres pintoras, escritoras, líderes religiosas, entre outras personagens fundamentais do nosso país.

As visitas nos finais de semana têm duração de 1h30 e são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. 
Público-alvo: aberto a todas as idades.
Valores dos ingressos e política de gratuidade estão disponíveis no endereço www.museuafrobrasil.org.br


Sarau Ginga (de)versos
11 de março (sábado), às 15h00

Nesta atividade dedicada à literatura, os participantes, como em uma roda de capoeira, são convidados a entrar no círculo e compartilhar poesia e prosa, performances, danças e intervenções que se relacionem às experiências de resistência da população negra no Brasil. Esta edição se dedica ao universo de mulheres escritoras e homenageará Conceição Evaristo.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br 
A atividade tem duração de 2h00 e serão realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Atividade gratuita.
Público-alvo: infanto-juvenil, as crianças devem estar acompanhadas por responsável.


Ateliê Aberto “Negras artes, artes de mulheres negras”
18 de março (sábado), às 11h00

Nesta atividade, o espaço de oficina do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil estará aberto à experimentação artística com materiais diversos, mas com tema definido: a produção de mulheres negras nas artes visuais.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
A atividade tem duração de 2h00 e será realizada com grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada.
Público-alvo: Aberto a todas as idades, as crianças devem estar acompanhadas por responsável.
Atividade gratuita.


Aos Pés do Baobá – Festival de Cultura Árabe
25 de março (sábado), às 11h00

Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil. A atividade integra a programação do Festival de Cultura Árabe, em parceria com a BibliAspa.

Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br
A atividade tem duração de 1h00 e será realizada com grupos de no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada.
Público-alvo: Infanto-juvenil

BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro