AGOSTO 


​06 de agosto de 2016 às 14:00.
Visitas “Artes e Ofícios no acervo do Museu Afro Brasil: do século XVII ao XIX”
As visitas serão dedicadas ao barroco brasileiro e às interlocuções entre artes e ofícios durante o período colonial.
As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

Todo domingo de 07 a 28 de agosto de 2016 às 14:00. 
Visitas para grupos espontâneos
Neste final, as visitas atenderão ao público espontâneo e terão como foco temas relativos aos núcleos que compõem a exposição de longa duração e que abordam a História, Memória e Arte dos brasileiros a partir da perspectiva africana.
As visitas aos finais de semana são realizadas com grupos de no mínimo 5 e, no máximo, 20 pessoas. Para participar, é necessário chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento.

13 de agosto de 2016 às 14:00.
Oficina “Artes e ofícios no acervo do Museu Afro Brasil: uma introdução à técnica de douramento”
A atividade se inicia com uma breve visita ao Núcleo de Artes com foco no barroco brasileiro e nas interlocuções entre artes e ofícios durante o período colonial. Em seguida, os visitantes serão conduzidos ao espaço de oficinas para conhecer a técnica de douramento, por meio da aplicação de folha de ouro em imagens de gesso, utilizando goma laca, cola mordente e policromia.
A oficina será realizada com no mínimo 5 e no máximo 15 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br


Dia 20 de agosto de 2016 às 11:00.
Ateliê aberto
Nesta oficina, os educadores conduzem experiências artísticas que têm como principal objetivo propiciar aos visitantes o contato com linguagens, técnicas e materiais diversos, tudo isso em um clima de brincadeira e experimentação.
A oficina será realizada com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Dia 20 de agosto de 2016 às 13:00.
Encontro com Professores e Educadores: “Religiosidade afro-brasileira”
Este encontro tem como objetivo apresentar reflexões e objetos da cultura material relacionados às religiões afro-brasileiras a partir da exposição de longa duração do Museu Afro Brasil. Serão discutidas questões relativas aos candomblés e umbandas; formação e distribuição das religiões afro-brasileiras no Brasil; aproximações e distanciamentos de símbolos e práticas; repercussão dessas religiões na cultura nacional e intolerância religiosa no Brasil (aspectos históricos e atuais)
O Encontro com Professores e Educadores será realizado com no mínimo 5 e no máximo 20 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Para participar, é necessário se inscrever e/ ou chegar com 15 minutos de antecedência ao horário programado e procurar o setor de acolhimento. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Dia 27 de agosto de 2016 às 11:00. 
Aos Pés do Baobá
Durante este evento de contação de histórias ou mediação de leitura, os visitantes terão oportunidade de conhecer narrativas africanas ou afro-brasileiras e, em seguida, participar de um bate-papo conduzido por integrantes do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.
Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br

Dia 27 de agosto de 2016 às 14:00. 
Oficina “Por dentro e por fora do museu: o patrimônio arquitetônico de Oscar Niemeyer e a curadoria de Emanoel Araujo no Museu Afro Brasil”
A partir de observação da área externa e das obras expostas no Museu, os participantes serão convidados a refletir sobre a relação entre arquitetura e curadoria baseada nas formas da arquitetura de Oscar Niemeyer e na curadoria de Emanoel Araujo. Posteriormente, será proposta uma vivência artística tendo como base a visita e que envolve desenho, gravação em matriz e impressão em cores que resultam na produção coletiva de um painel. A ação integra a Jornada do Patrimônio, evento do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo.
A oficina será realizada com no mínimo 5 e no máximo 15 pessoas respeitando a ordem de inscrição e/ou chegada. Após o início da atividade, não será permitida a entrada. Inscrições: eventos.educacao@museuafrobrasil.org.br







BUSCA

O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro