Roteiros de visitas temáticas

Os roteiros publicados pelo Núcleo de Educação tem como objetivo sugerir aos visitantes possíveis percursos que podem ser realizados durante uma visita. Esse material pode ser também utilizado como referência para a preparação de uma visita ou como ponto de partida para o aprofundamento de reflexões após uma visita, seja ela orientada ou espontânea.
  • Portugal Portugueses - Arte Contemporânea

    O Museu Afro Brasil convida você a conhecer um pouco mais dos artistas que compõem a exposição Portugal Portugueses. Com 270 obras, a exposição é um amplo panorama da arte contemporânea portuguesa e suas relações com a África e o Brasil.
  • Africa Africans

    O Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil convida você a conhecer as obras de arte contemporânea que compõem a exposição Africa Africans. Com artistas consagrados como El Anatsui, Yinka Shonibare MBE, Julien Sinzogan, Bruce Clarke, entre outros, a exposição é a maior coletiva já realizada no Brasil com foco na criação de artistas africanos, nascidos e residentes no continente ou fora dele.
  • Arte e religiosidade afro-brasileira

    Propomos aqui um percurso introdutório para você conhecer e pensar sobre arte e religiosidade afro-brasileira, a partir de algumas obras presentes no acervo do Museu Afro Brasil. O núcleo de Religiosidade Afro-brasileira da exposição de longa duração é constituído por obras de artistas afro-brasileiros, e apresenta a criação nas artes visuais, revelando o quanto a nossa arte se desenvolveu pelo talento e pelas mãos de negros e mestiços.
  • Festas. O Sagrado e o Profano

    Nesse roteiro sobre Festas. O Sagrado e o Profano, você terá oportunidade de conhecer obras que representam a tradição das celebrações festivas presentes na cultura popular brasileira em três importantes festas nacionais.
  • Arte africana

    Nesse roteiro sobre Arte Africana, você terá oportunidade de conhecer obras tradicionais de arte africana e obras de arte contemporânea produzidas por artistas beninenses. Mas, lembre-se, esse roteiro é apenas um ponto de partida, um convite para que você conheça o Museu Afro Brasil.
  • Arte, adorno, design e tecnologia no tempo da escravidão

    Esse roteiro convida o visitante a refletir a respeito de um lado pouco conhecido da história do Brasil. O percurso enfatiza o papel fundamental dos diversos conhecimentos estéticos e tecnológicos trazidos pelos africanos para a construção da sociedade brasileira tal como a conhecemos hoje.
  • A mão afro-brasileira nas Artes Visuais

    Esse roteiro propõe um percurso pelo Núcleo de Artes da exposição permanente do Museu Afro Brasil. Com ele, o visitante terá oportunidade de conhecer e observar obras de arte produzidas por mãos afro-brasileiras.
BUSCA

Localizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, e inaugurado em 23 de outubro de 2004, o Museu Afro Brasil nasceu por iniciativa do artista plástico e curador Emanoel Araujo, a partir da doação de sua coleção particular.


O Museu está aberto o ano todo, com exceção das seguintes datas:

  • 24 e 25 de dezembro
  • 31 de dezembro
  • 1º de janeiro